XIII Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica

Apresentação


O CONGRESSO BRASILEIRO DE NEUROCIRURGIA PEDIÁTRICA é um evento científico que acontece bianualmente, realizado sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica - SBNPed, que, constituída por mérito de todo o grupo, é atualmente uma sociedade reconhecida internacionalmente pela qualidade da produção científica e assistencial de seus membros, com participação ativa no cenário da neurocirurgia pediátrica brasileira e mundial. O evento conta ainda com o apoio da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da World Federation of neurological Societies (WFNS). A articulação com esta entidade, a maior sociedade mundial de Neurocirurgia, é facilidade pela atuação da Dra. Nelci Zanon, neurocirurgiã pediátrica brasileira e atual presidente do departamento de neurocirurgia Pediátrica da WFNS.

Trata-se, portanto, de um evento de grande importância para o crescimento profissional do especialista em neurocirurgia pediátrica, assim como dos médicos residentes e estudantes. A multidisciplinaridade, com inclusão de outras especialidades médicas envolvidas nos cuidados com o sistema nervoso das crianças, como pediatras e de outros profissionais da área da saúde, bem como o impacto social dos temas abordados, como hidrocefalia e disrafismos espinhais, completam o contexto de grande relevância do congresso nos cenários local, regional e nacional.

Em 2019, a sua décima terceira edição, pela primeira vez, será realizada na capital do Estado do Ceará, que conta com excelente infraestrutura aeroportuária e hoteleira para sediar encontros científicos de grande porte. Conhecida pela hospitalidade de seu povo, belezas naturais, rica gastronomia, Fortaleza está de portas abertas e se tornará a capital da neurocirurgia pediátrica brasileira no período de 05 a 08 de junho de 2019.

Tendo como tema principal “Alterações no desenvolvimento do sistema nervoso: da embriologia à integração à Sociedade”, o evento será de imenso valor para os neurocirurgiões especialistas, mas também para os colegas médicos e de áreas da saúde envolvidas no delicado cuidado com o sistema nervoso das crianças, cujo desenvolvimento tem consequências ao longo de toda a vida do ser humano. A multidisciplinaridade, marca de todas os eventos da Neurocirurgia Pediátrica, será também pedra fundamental da próxima edição.

Grandes nomes internacionais já confirmaram presença no evento, como o Professor Federicco di Rocco, da Université de Lyon (França) e o Professor Giuseppe Cinalli (Itália), que estão entre os líderes mundiais da especialidade e exploram fronteiras de campos como a cirurgia da cranioestenose e a neuroendoscopia. Os líderes dos principais serviços brasileiros também estarão presentes, transformando Fortaleza na capital brasileira da Neurocirurgia Pediátrica durante o encontro.

Alguns dos principais temas do congresso visam não só abarcar debates, mas também apresentar os resultados das principais pesquisas no âmbito das diferentes áreas da Neurocirurgia Pediátrica:

1. Tratamento da Hidrocefalia

2. Neuroendoscopia

3. Espasticidade e paralisia cerebral

4. Tumores cerebrais na infância e adolescência

5. Alterações no desenvolvimento do Sistema Nervoso

6. Cranioestenoses e malformações cranianas

6. Traumatismo do sistema nervoso e a criança no contexto da violência urbana.

7. Disrafismos espinhais

 

Ao lado dos temas já citados, assuntos como o tratamento da hidrocefalia, dos tumores cerebrais, da espasticidade e das malformações da coluna, entre outros, serão abordados em conferências, mesas redondas e apresentação de temas livres, sempre em ambiente de intensa interação entre congressistas e palestrantes, unindo ciência e sensibilidade no ambiente informal que caracteriza nossa área.

Um importante aspecto referente ao desenvolvimento da pesquisa na área, bem como da divulgação da pesquisa brasileira, é o acordo já firmado com o periódico internacional Child’s Nervous System (Qualis B2 na CAPES na área Medicina III) para a publicação dos abstracts dos trabalhos aprovados para apresentação no Congresso, por meio de seu editor chefe Prof. Concezio di Rocco.

Engrandecendo ainda mais o evento, contaremos com a participação de delegação da Sociedade Indiana de Neurocirurgia Pediátrica em joint meeting que enfocará semelhanças nos desafios enfrentados por ambos os países, Brasil e Índia, igualmente continentais e cheios de contradições no acesso à saúde para seus pequenos pacientes.

O evento terá como Convidado de Honra do Congresso o Professor Hélio Machado, da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, Mestre de várias gerações de neurocirurgiões pediátricos espalhados pelo Brasil e verdadeira unanimidade no meio, modelo de competência técnica, humanidade e capacidade de agregar equipes em torno de desafios a serem vencidos.

Cabe ainda ressaltar o impacto social do Congresso. Os temas abordados correspondem a agravos de saúde que afligem a população mais socialmente vulnerável, como consequências neurocirúrgicas da prematuridade e alterações do desenvolvimento do Sistema Nervoso. A capacitação de profissionais que atuam nesses contextos reverterá em benefícios diretos para a população e a comunidade em geral. Os convidados palestrantes são atuantes no Sistema Único de Saúde em sus respectivos Estados, e a troca de conhecimentos elevará o nível geral da assistência à população.

Objetivos

- Promover a interação entre os especialistas da área e o encontro científico de professores, pesquisadores, estudantes, residentes e médicos da área de neurocirurgia pediátrica com a finalidade de divulgar e discutir resultados de estudos científicos, teorias e metodologias da área de conhecimento da neurocirurgia pediátrica;

- Integrar e difundir os resultados de pesquisas fomentadas pelos grupos de pesquisas nacionais e internacionais, acreditando-se que o Congresso SBNPed seja um excelente veículo de divulgação de produção acadêmica, troca de experiências e visibilidade entre os pesquisadores e profissionais;

- Estimular o surgimento de novas parcerias e consolidar as existentes a partir da presença de conferencistas provenientes de instituições nacionais e internacionais;

- Gerar interlocução com outros profissionais de diversas áreas do conhecimento que possam contribuir sob o ponto de vista técnico-metodológico, contato com o estado-da-arte das investigações e maior integração entre as áreas. Isso estimula os trabalhos multidisciplinares e em grandes redes de pesquisas nacionais e internacionais, fator relevante para os programas de pós-graduação e grupos de pesquisas do país; 

- Proporcionar espaços para debates de grandes temas e a inserção de jovens pesquisadores a uma riqueza de informações que possibitará direcionar as ações de suas pesquisas e crescimento profissional;

- Contribuir na capacitação de profissionais de diferentes áreas e níveis, atuantes no enfrentamento de doenças do sistema nervoso das crianças, tornando-os capazer de influir na realidade do sistema de saúde em que atuam.

Contribuição para profissionais envolvidos no evento

O evento contribuirá com as diversas categorias e especialidades de profissionais em atividade e em formação envolvidos de diversas maneiras, englobadas pelo tripé acadêmico de extensão (assistência), ensino e pesquisa.

No campo da extensão/assistência, o congresso possibilitará a atualização de profissionais que atuam diretamente no atendimento à população, melhorando a qualidade do serviço prestado e o progresso profissional dos congressistas. Exemplificando de maneira muito clara e objetiva, a ênfase na neuroendoscopia estimulará os profissionais a adotarem esta forma de tratamento da hidrocefalia, mais moderna, com menos complicações e resultando em menos custos de longo prazo, em detrimento à derivação ventrículo-peritoneal (DVP), forma de tratamento ainda predominante no nosso meio e que acarreta muitas complicações.

Nota-se, portanto que o congresso não se concentra em doenças raras ou em técnicas de rodapé, mas pode mesmo ser capaz de instrumentar os profissionais a buscarem meios mais eficazes e eficientes de tratar seus pacientes, impactando na realidade do sistema de saúde em que atuam. Conhecimentos adquiridos ou reciclados podem ainda influir no progresso da carreira dos profissionais envolvidos, uma vez que mais capacitados a resolver problemas de ordem prática.

Ademais, o evento será uma oportunidade de promover o contato multidisciplinar entre os diversos atores dos cuidados com as doenças do sistema nervosos das crianças, como Neurocirurgiões, Neuropediatras, Enfermeiros, Psicólogos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais e Assistentes Sociais. O contato e a troca de experiências com colegas de outras áreas é outro benefício proporcionado pelo evento, ampliando os horizontes e a visão global do profissional sobre os problemas de seus pacientes.

Na área do ensino, o Congresso, repetindo as experiências das edições anteriores, contemplará profissionais em formação, principalmente estudantes de graduação e residentes. A participação neste tipo de encontro promoverá amadurecimento técnico, científico e associativo, preparando os estudantes e residentes para os próximos passos da carreira. De fato, vários dos atuais membros da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica e mesmo membros das comissões organizadora e científica do evento tiveram seu interesse pela área consolidado no congresso ao longo dos anos.

Nesse sentido, há ampla possibilidade de interação entre congressistas e professores das mais importantes instituições de ensino e centros de pesquisa do país e do exterior, o que leva a acordos de cooperação e à realização de intercâmbios e estágios.

Na área da pesquisa, os profissionais têm a oportunidade tanto de se inteirar da pesquisa realizada no Brasil e no exterior dentro da área de interesse, quanto de divulgar sua própria pesquisa por meio da submissão de trabalhos para apresentação oral e em pôster. Os trabalhos submetidos são cuidadosamente avaliados pela comissão científica e os pesquisadores têm a oportunidade de obter feedback e interagir com outros pesquisadores por ocasião da apresentação do trabalho. É tradição da comissão científica do Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica ter a sensibilidade de contemplar não apenas a pesquisa de ponta na área, como também prover espaço para pesquisadores iniciantes e de regiões com menos acesso a recursos tecnológicos para que exponham seus trabalhos, contribuindo para a integração regional da especialidade e para a iniciação científica de pesquisadores em formação.

Estudantes de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado de programas locais e de outros Estados têm também a oportunidade de submeter suas pesquisas à avaliação da comunidade científica da área, representada no evento pelos principais líderes no setor.

Além disso, os resumos dos trabalhos aceitos para apresentação serão publicados no periódico internacional Child’s Nervous System (Qualis B2 na área Medicina III da CAPES), veículo de divulgação da Sociedade internacional de Neuropcirurgia Pediátrica (ISPN). Isto serve como um estímulo adicional para a produção e a divulgação científica na área no Brasil.

E acima de todos os benefícios englobados nos três eixos acadêmicos, o clima de convivialidade e informalidade típicos dos eventos da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica favorecem a interação entre os diversos profissionais, aprofundando network que, ao longo dos anos, tem gerado efeitos benéficos em desenvolvimento técnico, científico e mesmo oportunidades de emprego para jovens profissionais.