Normas para apresentação dos trabalhos
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS NO XIII SBNPED 2019
- A mídia desk estará aberta no dia 05 de junho, a partir das 8h, para recebimento dos pen-drives para salvar arquivos dos temas livres (apresentações orais).
- Os arquivos de todos os trabalhos orais poderão ser entregues a partir do horário e data acima, independente do dia e horário da apresentação.
Como prazo limite, os trabalhos deverão ser entregues na midia-desk em até 2 horas antes da sessão de apresentação. Não serão aceitos trabalhos após este período. - Para a primeira sessão de temas livres da manhã, sugerimos que os arquivos sejam entregues um dia antes da data de apresentação.
- Não serão aceitos trabalhos por e-mail, somente serão recebidos trabalhos no mídia desk.
- As apresentações que tiverem vídeos deverão ser testadas previamente na mídia desk.
- Não será possível utilizar notebook próprio.
- Os pôsteres físicos deverão ser trazidos pelos respectivos autores e fixados nos painéis em até 1h antes de sua apresentação.
CONFECÇÃO DO PÔSTER DOS TRABALHOS APROVADOS
O pôster físico (banner com bastão e cordinha) será exposto na sessão, em dia e horário que serão determinados posteriormente pela comissão organizadora. O apresentador/autor do trabalho deverá permanecer junto ao seu respectivo pôster para responder sobre o tema em exposição. A programação de apresentação será divulgada posteriormente.
Formato: 70 x 90 cm
Orientação: Vertical
O layout dos pôsteres é livre.
O texto do pôster deverá ser legível a uma distância de 2 metros.
O cabeçalho do pôster deverá conter o título do trabalho em letras maiúsculas. Logo abaixo, o nome do autor, co-autores e a instituição a qual os mesmos estão vinculados.
Cada pôster pode conter até 3 figuras ou tabelas. As referências também devem fazer parte do corpo do e-pôster, padronizadas pelo Estilo de Vancouver: www.bu.ufsc.br/ccsm/vancouver.html
Fontes de financiamento devem ser mencionadas.
APRESENTAÇÃO DOS TEMAS LIVRES (APRESENTAÇÕES ORAIS)
- Cada tema livre deve ser apresentado em no máximo 8 minutos, sem tolêrancia.
- A confirmação do apresentador final deverá ser informada na mídia-desk na hora da entrega do arquivo de apresentação, com o mínimo de 2h de antecedência.
- A comissão científica nomeará um moderador para cada sessão, que terá 20 minutos ao final de cada sessão de temas livres para analisar e comentar o trabalho apresentado, bem como abrir para questões da plateia.
- Sugestão para o apresentador: Lembrar que em uma apresentação deve se levar em conta 2 slides/minuto, assim sugerimos entre 16-20 slides, divididos em:
1º Slide: Identificação do trabalho, autores, instituição.
2º Slide: Objetivo do trabalho.
- Evitar colocar slides que discutam conceitos básicos sobre o assunto, otimizando assim o tempo de apresentação. Colocar no máximo 1 ou 2 slides sobre algum tópico de interesse, como por exemplo: a relevância do tema e/ou controvérsia na literatura.
3º Slide: Materiais e métodos/análise estatística (se houver).
4º Slide – até fim: Resultados/discussão e conclusão.
O layout dos slides é livre.
Sugerimos cuidado no preparo da iconografia do tema livre, utilizando fundos adequados que permitam que a plateia possa visualizar as fotos e letras legivelmente.
Colocar imagens adequadas (cortar identificação do paciente), dar zoom nas imagens para que contribuam apropriadamente na apresentação.