68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: A IMPORTANCIA DE UMA BOA CLINICA CIRURGICA NO TRATAMENTO DE UM PACIENTE COM DIVERTICULITE ASSOCIADO A UMA FISTULA COLO-VESICAL

Objetivo(s)

Relatar e discutir o caso de um paciente submetido à retosigmoidectomia devido a uma diverticulite, além de uma correção cirúrgica de fístula colo-vesical.

Descrição do caso

Paciente do sexo masculino, 68 anos, relata infecção urinária recorrente desde 2016, vindo sendo tratado por meio de antibioticoterapia na unidade de saúde da família, e enfim foi encaminhado ao urologista. Nos últimos seis meses começou também a relatar fecalúria e dor de forte intensidade nos quadrantes inferiores do abdome, principalmente na fossa ilíaca esquerda. O urologista identificou, por meio de ultrassonografia, uma suposta litíase vesical e recomendou remoção cirúrgica. Foi então submetido em outubro de 2018 a uma cistolitotomia vesical aberta, que, durante a realização, não foi encontrado o cálculo, sendo constatado, na verdade, uma fístula colo-vesical. Portanto, o paciente foi encaminhado ao hospital Santa Isabel para melhor tratamento. Chegando ao hospital, realizou uma cistoscopia diagnóstica, sendo visualizado uma fístula colo-vesical com trajeto fistuloso em assoalho vesical supratrigonal, havendo também a presença de secreção amarelada com grumos. Devido à sintomatologia apresentada, a coloproctologia recomendou uma colonoscopia, que apresentou no colo sigmóide grande quantidade de óstios diverticulares de bases largas, resultando na descoberta da diverticulite. Desse modo, a equipe médica decidiu pela realização de uma retosigmoidectomia com anastomose colorretal, por meio de uma incisão mediana transumbilical, bem como pela correção do trajeto fistular, no dia 28/11/ 2018.

Discussão e Conclusão(ões)

Embora muitas vezes seja utilizado o tratamento clínico para diverticulite, o paciente em questão apresentou complicações, como a fístula colo-vesical e por passar a apresentar características agudizadas, foi escolhido a cirurgia como tratamento definitivo. Também de acordo com a literatura médica, cerca de 95% dos divertículos atingem o cólon sigmóide, como no caso relatado, além de elucidar riscos para adquirir esta patologia, e muitos dessas fatores são apresentados pelo paciente, como: idade, má alimentação e baixa atividade física. Embora muitas vezes seja utilizado o tratamento clínico para diverticulite, o paciente em questão apresentou complicações, como a fístula colo-vesical e por passar a apresentar características agudizadas, foi escolhido a cirurgia como tratamento definitivo. Também de acordo com a literatura médica, cerca de 95% dos divertículos atingem o cólon sigmóide, como no caso relatado, além de elucidar riscos para adquirir esta patologia, e muitos dessas fatores são apresentados pelo paciente, como: idade, má alimentação e baixa atividade física.

Área

Doenças Intestinais funcionais e Doença Diverticular dos cólons

Autores

Guilardo Soares da Fonseca Ataide