68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Normas para submissão de resumos


Informações gerais

  1. A Nova Data  limite de submissão é: 15 de agosto de 2019;
  2. A data limite de alteração de conteúdo é 15 de agosto de 2019;
  3. Cada resumo deve conter um autor principal e no máximo 07 co-autores;
  4. O nome da Instituição e/ou dos autores não deverá estar presente no titulo e nem no resumo;
  5. A critério da comissão examinadora, poderão ser aceitos para apresentação trabalhos apresentados em outros eventos Regionais ou locais mas que  nunca tenham sido apresentados no Congresso Brasileiro de Coloproctologia. Dessa forma, se evita que um mesmo trabalho, com a mesma Casuística e Resultado seja apresentado novamente em mais de um Congresso Brasileiro;
  6. Trabalhos sem resultados ou com resultados incompletos não serão aceitos;
  7. O autor principal deverá informar o nome do apresentador no momento da submissão. Caso haja mudança, deverá ser comunicada ao presidente da mesa no momento da apresentação;
  8. No momento da submissão, um dos autores deverá estar inscrito no congresso. Na apresentação de um trabalho aceito, o apresentador deverá estar inscrito;
  9. Antes da finalização da submissão o autor principal assinalará que concorda com todos os termos e condições propostos pela comissão de avaliação;
  10. A Comissão Científica avaliará os trabalhos e selecionará somente aqueles que estiverem de acordo com as normas definidas para este evento;
  11. A divulgação dos trabalhos aprovados será efetuada neste site e somente os autores responsáveis pela submissão serão notificados pelo  email cadastrado;
  12. O autor principal receberá com antecedência um aviso por e-mail para consultar no site a data, local e horário para apresentação;
  13. Todos os trabalhos aprovados e apresentados receberão certificados através do participante cadastrado que submeteu o trabalho no Congresso. Haverá um único certificado por trabalho que deverá ser acessado e impresso pelo autor principal, por meio de login e senha no site do congresso até a data 30 de dezembro de 2019; OBS. Os certificados não serão enviados por email.
  14. Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais;
  15. Todos os resumos de trabalhos aceitos serão publicados no site do congresso;
  16. Os autores autorizam a Comissão Organizadora do 68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia e demais Sociedades Médicas que apóiam este evento, a divulgar o resumo em âmbito nacional e internacional, após a apresentação do mesmo, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral;
  17. A comissão avaliadora irá selecionar os três melhores trabalhos apresentados nas categorias: temas livres, vídeos livres e pôsteres, Que serão premiados;
  18. A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão;
  19. A Comissão Organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de transporte e de hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos aprovados;
  20. Divulgação dos trabalhos avaliados dia 26.08.2019.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

No momento da submissão do resumo o autor deverá informar:

  1. Forma de apresentação do trabalho:
  • Tema Livre (apresentação oral)
  • Pôster
  • Vídeo Livre  

Obs 1: Cabe à Comissão julgadora avaliar os resumos de trabalhos submetidos e caso identifique a necessidade, modificar opção de apresentação do trabalho. Caso ocorra, os autores serão previamente comunicados.
Obs 2: Os relatos de casos aceitos deverão ser automaticamente apresentados na forma de Pôster.

  1. Classificar o trabalho conforme o tipo de pesquisa ou método em uma das seguintes categorias:
  • Pesquisa básica
  • Estudo experimental animal
  • Estudo clínico randomizado
  • Estudo clínico não randomizado (excluídos os relatos de caso)
  • Estudos de Revisão (meta análise, revisão sistemática, revisão narrativa ou revisão simples)
  • Relatos de caso (somente pôster)
  1. Assinalar se o trabalho já foi apresentado em outro evento científico ou publicado em periódico.

Obs 1: Não submeter estudos com a mesma Casuística e Resultado apresentados previamente em Congressos Brasileiro de Coloproctologia.

  1. Escolher uma área de submissão dentre as descritas abaixo:
  • Doenças Anorretais Benignas
  • Doenças malignas e pré-malignas dos cólons, reto e ânus.
  • Doenças Infecciosas
  • Doenças Inflamatórias Intestinais
  • Doenças Intestinais funcionais e Doença Diverticular dos cólons
  • Métodos complementares diagnóstico e terapêutica
  • Doenças do assoalho pélvico / Fisiologia Intestinal e Anorretocólica
  • Estudos Experimentais Animais em Coloproctologia
  • Ensino em Coloproctologia
  • Cirurgia Minimamente Invasiva, Novas técnicas cirúrgicas / Avanços Tecnológicos em Cirurgia Colorretal e Pélvicas e Anorretais
  • Miscelâneas
  1. Preencher os campos referentes ao corpo do resumo obedecendo as devidas regras:

Temas Livres e Vídeos Livres

O texto dos Trabalhos devem esta dispostos de acordo com o tipo de Pesquisa Cientifica:

- Trabalhos Originais e Revisão da Literatura: Autores, e-mail do autor principal e Instituição, Título, Objetivo(s), Método, Resultados, Conclusão(ões)

- Relatos de caso: Autores, e-mail do autor principal, Instituição, Título, Objetivo(s); Descrição do caso; Discussão e Conclusão(ões)

- Videos Livres: Autores, e-mail do autor principal, Instituição, Título, Objetivo(s); Descrição da técnica ; Discussão e Conclusão(ões)

Obs 1: O link de vídeo não deve ser enviado na submissão de trabalho da modalidade vídeo. 

- O Resumo dos Trabalhos e Vídeos excluindo Autores, e-mail do autor principal, Instituição e Título, deverão ter no máximo 3000 caracteres (contando espaços).

Obs 1: Não colocar no texto do resumo gráficos, tabelas, imagens, fórmulas ou caracteres especiais.
Obs 2: Ao avaliar a aceitação de um trabalho, a comissão avaliadora não conhecerá os nomes dos autores ou instituição a que pertençam.
 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS

  1. Temas Livres e Vídeos Livres
  • Nas apresentações orais, o apresentador deve comparecer com antecedência de 2 horas ao Mídia Desk / Sala VIP para salvar o arquivo no sistema.
  • Temas Livres deverão estar preparados sua apresentação utilizando dispositivos claros e concisos (PowerPoint)
  • Os vídeos deverão estar no formato MPEG ou MP4, em HD ou Full HD.
  •  O tempo de apresentação será de 7 (sete) minutos.
  • Serão reservados 3 (três) minutos para discussão após a apresentação.
  • O tempo máximo de apresentação de 10 minutos é Improrrogável.

Obs 1: A ultrapassagem do tempo pode resultar em desclassificação das apresentações na Concorrência de Prêmios

  1. Posteres
  • O pôster será apresentado de forma eletrônica em TVs 40”, agrupadas por área, disponíveis para avaliação.
  • A apresentação deverá ser feita, impreterivelmente, em 7 minutos seguidos de 3 minutos para responder possíveis perguntas, em dia e horário previamente estabelecido no programa científico do congresso. 
  • O apresentador terá um template com as dimensões corretas para a inserção do trabalho. Clique aqui para downoad do template
  • O autor deverá acessar o sistema na Área de Congressitas, botão "Trabalhos" e fazer o envio a apresentação.
  • Não é permitido a utilização ou alteração do formato do template, exceto Relato de Caso
  • No caso de Template  Relatos de caso: 
    1) Título, 
    2) Objetivo(s); 
    3) Descrição do caso; 
    4) Discussão 
    5) Conclusão(ões)
    6) Referências
  • Não será permitido envio do template por e-mail.
  • O arquivo do pôster deverá ser enviado via sistema seguindo especificações até o dia 09.09.2019 às 0h. Não é possível fazer edição do template depois do envio.
  • Atenção! Não haverá prorrogação do prazo de envio do template.
  • Os trabalhos ficarão expostos sob a forma de pôster e o autor deverá estar presente no horário e dia aprovado para apresentação, quando serão realizadas visitas pelo público. O autor encarregado de apresentar o trabalho deverá estar inscrito no Congresso.
  • Os responsáveis pelos pôsteres deverão estar disponíveis, a postos ao lado do seu respectivo pôster, para que sejam argüidos sobre o seu trabalho.

Se necessário informação adicional contate a Secretaria Executiva do Evento, em horário comercial: de segunda à sexta-feira, das 8h - 12h e das 13h30 – 17:30h.

Fone: (85) 3261-1111
Email: atendimento2@ikone.com.br