68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

RASTREAMENTO DO CANCER COLORRETAL EM UMA POPULAÇAO AMAZONICA REMOTA: ESTRATEGIAS E RESULTADOS.

Objetivo(s)

Objetivo: Descrever a estratégia e analisar a exequibilidade da implementação de um programa de rastreamento do CCR em uma população remota e apresentação dos resultados obtidos.

Método

Metodologia: O projeto Belterra foi implementado como piloto de rastreamento do CCR em uma população amazônica do município de Belterra - PA, localizado no baixo-amazonas, a 45 km de Santarém - PA. Em 2013, a população da cidade foi estimada em aproximadamente 18.000 habitantes, dos quais 47,4 % vivem na região urbana e 52,6 % na área rural. Por ser um município com poucos recursos financeiros, apresenta uma estrutura de atenção à saúde precária, contando com 6 unidades de atendimento primário, nas quais atuam cinco enfermeiras e 40 agentes de saúde e uma unidade secundária, o Hospital Municipal de Belterra, onde atuam 6 médicos.
A realização do projeto foi possível graças ao suporte do Hospital Sírio Libanês, da Equipe da Boston Scientific e da Fujinon que disponibilizaram equipamentos e recursos humanos e financeiros.
O projeto pode ser dividido em três principais fases:
a) Preparo e divulgação: foi desenvolvida uma campanha de conscientização através de cartazes, outdoors e folhetos para esclarecimento da população e dos agentes comunitários de saúde (ACS) sobre a importância do projeto de rastreamento. Destaca-se nesse período o papel dos ACS na divulgação e seleção da população alvo. O sucesso nesta fase foi crucial para obter uma expressiva taxa de adesão.
b) Projeto: o projeto foi implementado sob a forma de mutirões periódicos. No total foram realizadas 19 incursões, sendo 16 no Hospital Municipal de Belterra e 3 a bordo do barco-hospital Abaré, viabilizando o atendimento de diversas comunidades ribeirinhas ao longo do rio Tapajós. No total, 2022 pacientes entre 50 e 70 anos de idade, foram incluídos no projeto que contou com a colaboração de 51 médicos (atuantes em 11 unidades federativas), 17 enfermeiros e 34 acadêmicos.
c) Coleta e análise de dados: Os dados foram coletados a partir de entrevistas, dos resultados endoscópicos e anatomopatológicos em cada mutirão pela equipe participante e armazenados na plataforma RedCap.

Resultados

Resultados: A taxa de adesão ao rastreamento foi de 96,49%. Foram realizados 1951 colonoscopias, nos quais foram encontrados e removidos 471 pólipos (277 de baixo risco e 45 adenomas de alto risco) e 9 pacientes foram diagnosticados com CCR.

Conclusão(ões)

Conclusão: Este modelo de projeto baseado em mutirões conforme descrito se mostrou exequível. A prevalência do CCR foi maior que o esperado com base nas estatísticas pré-existentes, possivelmente, por subnotificação da condição nessa área.

Área

Métodos complementares diagnóstico e terapêutica

Categoria

Estudo clínico não randomizado

Autores

Fábio Campos, Rafael Fabri, Pedro Averbach, Angelo Paulo Ferrari, Marcelo Averbach