68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

SUTURA ILEOCOLONICA EM HEMICOLECTOMIA DIREITA VIDEOLAPAROSCOPICA: MINIMIZANDO A TORCAO MESENTERICA

Objetivo(s)

Objetivo deste video é demonstrar de forma clara e objetiva, como uma simples sutura ileocolônica laparoscópica pode evitar uma complicação importante: a torção da raiz do mensentério durante a retirada da peça cirúrgica. O vídeo também demonstrará passo a passo as etapas de uma hemicolectomia direita videolaparoscópica, com realização de anastomose ileocolônica extracorpórea.

Descrição da técnica

Sutura ileocolônica laparoscópica com fio absorvível durante o tempo laparoscópica da hemicolectomia direita por neoplasia maligna de ceco em uma paciente R.P.S, 74 anos, do sexo feminino.

Discussão e Conclusão(ões)

Durante uma colectomia direita, existem duas formas de serem realizadas a anastomose ileocolônica. A primeira, é feita intracorpórea com auxílio de grampeadores e suturas laparoscópicas. Nesta modalidade, com auxílio do vídeo, e sob visão direta, dificilmente a anastomose será confeccionada em vigência de torção de íleo/mesentério. A segunda forma, é realizada extracorpórea, com auxílio da confecção de uma pequena incisão mediana para retirada da peça e confecção da anastomose. Esta, pode ser realizada com auxílio de grampeadores ou através de sutura manual. Nesta, a torção ileal, por não visualização adequada da raiz do mesentério, causando obstrução pós operatória, é muito mais comum. A padronização da confecção de uma sutura ileocolônica ainda durante o tempo laparoscópico com visualização direta da raiz do mesentério, tem como objetivo minimizar este risco.

Área

Doenças malignas e pré-malignas dos cólons, reto e ânus

Autores

BRUNO BASTOS FERREIRA, LEONARDO MACHADO DE CASTRO, RICARDO JÚNIO GARCIA, CESAR DE PAIVA BARROS