68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

EXCISAO COMPLETA DE MESOCOLON (CME) POR LAPAROSCOPIA PARA NEOPLASIA DE COLON DIREITO

Objetivo(s)

Mostrar os detalhes técnicos de uma cirurgia que vem se apresentando como um grande avanço na cirurgia dos tumores de cólon direito, diminuindo a recidiva local e aumentando a sobrevida livre de doença em 5 anos.

Descrição da técnica

Por se tratar de técnica iniciando de medial para lateral, começa com a localização do tronco ileo-ceco-cólico e segue-se até a identificação da veia mesentérica superior, que é exposta na sua face anterior no sentido cranial até a localização da veia cólica média. A ligadura dos vasos ileo-ceco-cólicos ocorre em seguida e toda a gordura a do mesocólon à direita da veia mesentérica é retirada, incluindo gânglios sobre esta, deixando-a completamente livre. Os vasos cólicos direitos são identificados e ligados na origem, bem como o ramos esquerdo dos vasos cólicos médios ou o tronco, a depender da decisão do cirurgião. Após a dissecção do retroperitônio, expondo duodeno, pâncreas e gordura perirrenal, então a dissecção lateral tem início e se completa a cirurgia, com ressecção da peça e anastomose.

Discussão e Conclusão(ões)

A CME, apesar de técnica utilizada há mais tempo por várias equipes, nas últimas 2 décadas tem ganhado destaque devido ao resultado oncológico apresentado, especialmente de recorrência local e sobrevida livre de doença em 5 anos. Os relatos de complicações em níveis mais elevados que a cirurgia tida como convencional ainda não permitem concluir que se trata de técnica que deva ser colocada como padrão em todos os serviços, mas mostra que se trata de uma técnica exequível por via laparoscópica e que pode ser usada de maneira selecionada até que resultados mais robustos possam referendar a sua utilização global.

Área

Doenças malignas e pré-malignas dos cólons, reto e ânus

Autores

Gustavo Sevá-Pereira, Joaquim José Oliveira Filho, Gabriela Domingues Andrade Ribeiro, Paula Buozzi Tarabay, Dayanne Alba Chiumento, Thalita Zanes Maio Bandeira