Dados do Trabalho
Título
AVALIAÇAO DOS FIOS DE POLIPROPILENO E POLIGLACTINA NA ESFINCTEROPLASTIA PRIMARIA NO TRATAMENTO DA FISTULA ANAL EM RATOS
Objetivo(s)
Comparar os fios de polipropileno e poliglactina na esfincteroplastia primária em ratos submetidos a fistulotomia.
Método
Utilizou-se 30 ratos Wistar, submetidos a anestesia peritoneal com Cetamina e Xilasina, seguida de transfixação do esfíncter anal com fio de aço, que permaneceu por 30 dias para desenvolvimento da fístula anal. Após este período, o fio de aço foi removido e foram formados quatro grupos: A – Controle (n=5), sem tratamento; B – Fistulotomia (n=5), realizada fistulotomia apenas; C –Polipropileno (n=10), em que foi realizada fistulotomia seguida por esfincteroplastia primário com fio de polipropileno; D – Poliglactina (n=10), em que foi realizada fistulotomia seguida por esfincteroplastia primário com fio de poliglactina; após 30 dias os animais foram novamente anestesiados e submetidos a eutanásia por aprofundamento do plano anestésico para a remoção dos espécimes, analisando-se fechamento da fístula, afastamento dos cabos musculares e processo inflamatório.
Resultados
A fístula persistiu em todos os animais do grupo controle e em nenhum dos demais grupos; dos grupos tratados a área de afastamento dos cabos musculares foi 1620µm, 4665µm e 2520µm , respectivamente nos grupos B, C e D; em relação à fibrose as médias foram 2,4, 2,8 e 3,6, respectivamente nos grupos B, C e D, demostrando maior fibrose neste último grupo.
Conclusão(ões)
Não houve persistência da fístula em nenhum dos animais tratados, não houve diferença no afastamento dos cabos musculares entre os grupos submetidos a esfincteroplastia primária com polipropileno ou poliglactina, e nem destes com o grupo tratado apenas por fistulotomia. Houve maior fibrose nos animais tratados por esfincteroplastia primária com poliglactina.
Área
Estudos Experimentais Animais em Coloproctologia
Categoria
Pesquisa básica
Autores
Andrea Lima Conde, Carolina Cantalice Magalhães, Carlos Henrique Marques dos Santos, Doroty Mesquita Dourado, Fernanda Giuncanse, Isadora Ferreira de Souza, Otávio Augusto Vendas Tanus, Rochelle Leite Costa