68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO DE FISTULA PERIANAL COM AVANÇO DE RETALHO ENDOANAL

Objetivo(s)

Demonstrar no vídeo as características da técnica de avanço de retalho endoanal no tratamento de fistula perianal complexa.

Descrição da técnica

Em que pese a técnica de ligadura intraesfincteriana do trajeto fistuloso (LIFT) seja nossa opção técnica primária para o tratamento cirúrgico das fístulas trans, extra e supra-esfincterianas, há contraindicações conhecidas para o LIFT. No presente caso, descrevemos o tratamento cirúrgico por avanço de retalho. A operação foi conduzida em paciente ex-obeso mórbido submetido a múltiplos procedimentos cirúrgicos previamente e portador de fístula transesfincteriana complicada por formação concomitante de lojas em associação ao trajeto.

Discussão e Conclusão(ões)

A operação de avanço de retalho endoanal é uma técnica de preservação esfincteriana que consiste em curetagem do trato da fístula, fechamento por sutura do orifício interno e mobilização de um segmento proximal de mucosa, submucosa e músculo anorretal bem vascularizados, saudáveis e sem tensão para cobrir o orifício interno dissecado e suturado. Os resultados após a realização dessa técnica variam entre 66% e 87% para a cura da fístula criptoglandular.

Embora seja um procedimento dito de preservação esfincteriana, comprometimento em algum grau da continência anal no pós-operatório pode ser observado em até 35% dos casos associado a concomitante diminuição do repouso e da pressão de contração na manometria pós-operatória.

Área

Doenças Anorretais Benignas

Autores

ANA SARAH portilho, SERGIO EDUARDO ALONSO ARAUJO, MARCELLI TAINAH MARCANTE, VICTOR EDMOND SEID, LUCAS SOARES GERBASI, BRUNA BORBA VAILATI