Dados do Trabalho
Título
COLONOSCOPIAS ANTES DOS 40 ANOS - INDICAÇOES E ACHADOS ENDOSCOPICOS
Objetivo(s)
Avaliar as indicações e os achados endoscópicos de pacientes submetidos a colonoscopia antes dos 40 anos e sua significância para esclarecimento de queixas gastrointestinais nesta população.
Método
Estudo observacional retrospectivo através da análise dos prontuários de pacientes submetidos a colonoscopia antes dos 40 anos, avaliando os dados demográficos, indicações e resultados dos exames. Todos os pacientes realizaram preparo com dieta liquida, 20 mg de bisacodil na véspera do exame e manitol a 10% no dia do exame. Na análise estatística, as variáveis qualitativas serão apresentadas pela frequência absoluta e porcentagem. Foi calculado o valor de p para cada cruzamento de indicação e diagnóstico e o teste exato de Fischer para verificar as diferenças entre elas
Resultados
De 2000 colonoscopias realizadas entre 2016-2018, 186 (9,3%) foram em pacientes de até 40 anos de idade. A maioria era do sexo feminino (60,2%) e 66,7% tinham entre 31 e 40 anos. Alteração do hábito intestinal (p<0,001), sangramento anal (p=0,0015), dor abdominal (p<0,001) foram as indicações mais frequentes e associadas com exame normal em 78,9%. A associação mais positiva entre indicação e diagnóstico ocorreu nas doenças inflamatórias intestinais (p=0,003) e nas diverticulites (p=0,06). Pólipos apareceram em 19 pacientes (10,2%).
Conclusão(ões)
A realização de exame colonoscópico abaixo dos 40 anos de idade pouco ajuda no esclarecimento diagnóstico destes pacientes, devendo ser reservado principalmente para acompanhamento de doenças inflamatórias intestinais e diverticulite.
Área
Métodos complementares diagnóstico e terapêutica
Categoria
Pesquisa básica
Autores
Diesica Nalena Prochnow, Maristela Gomes de Almeida, Clarissa Maria Gomes de Almeida, Fauze Camargo Maluf, Alexia Dias Fontes Rosa, Giovana Moreira Minchillo, Pedro Mazzilli Suplicy, Adriano Visconti Fachin