68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

COLONOSCOPIAS ANTES DOS 40 ANOS - INDICAÇOES E ACHADOS ENDOSCOPICOS

Objetivo(s)

Avaliar as indicações e os achados endoscópicos de pacientes submetidos a colonoscopia antes dos 40 anos e sua significância para esclarecimento de queixas gastrointestinais nesta população.

Método

Estudo observacional retrospectivo através da análise dos prontuários de pacientes submetidos a colonoscopia antes dos 40 anos, avaliando os dados demográficos, indicações e resultados dos exames. Todos os pacientes realizaram preparo com dieta liquida, 20 mg de bisacodil na véspera do exame e manitol a 10% no dia do exame. Na análise estatística, as variáveis qualitativas serão apresentadas pela frequência absoluta e porcentagem. Foi calculado o valor de p para cada cruzamento de indicação e diagnóstico e o teste exato de Fischer para verificar as diferenças entre elas

Resultados

De 2000 colonoscopias realizadas entre 2016-2018, 186 (9,3%) foram em pacientes de até 40 anos de idade. A maioria era do sexo feminino (60,2%) e 66,7% tinham entre 31 e 40 anos. Alteração do hábito intestinal (p<0,001), sangramento anal (p=0,0015), dor abdominal (p<0,001) foram as indicações mais frequentes e associadas com exame normal em 78,9%. A associação mais positiva entre indicação e diagnóstico ocorreu nas doenças inflamatórias intestinais (p=0,003) e nas diverticulites (p=0,06). Pólipos apareceram em 19 pacientes (10,2%).

Conclusão(ões)

A realização de exame colonoscópico abaixo dos 40 anos de idade pouco ajuda no esclarecimento diagnóstico destes pacientes, devendo ser reservado principalmente para acompanhamento de doenças inflamatórias intestinais e diverticulite.

Área

Métodos complementares diagnóstico e terapêutica

Autores

Diesica Nalena Prochnow, Maristela Gomes de Almeida, Clarissa Maria Gomes de Almeida, Fauze Camargo Maluf, Alexia Dias Fontes Rosa, Giovana Moreira Minchillo, Pedro Mazzilli Suplicy, Adriano Visconti Fachin