Dados do Trabalho
Título
VERRUGAS PERIANAIS POR PAPILOMAVIRUS HUMANO (HPV) TRATADAS CIRUGICAMENTE E RESULTADOS DA HIBRIDIZAÇAO IN SITU
Objetivo(s)
Avaliar a prevalência dos tipos de HPV associados às lesões verrucosas perianais tratadas cirurgicamente.
Método
Análise retrospectiva descritiva de pacientes submetidos a tratamento cirúrgico de verrugas perianais e hibridização in situ (HIS) para identificar vírus de alto e baixo risco para neoplasias. A HIS foi realizada por recuperação do DNA pelo calor, sondas de DNA específicas, revelação por diaminobenzidina (DAB) e ensaios com controles positivos, sendo pesquisados os tipos 6,11,16,18,31,33,35,39,45,51,52,56,58,59 e 66.
Resultados
Em 2018, 173 pacientes foram submetidos a tratamento cirúrgico de doenças anorretais em centro de Coloproctologia. Destes, 27 (15,6%) realizaram exérese e eletrocauterização de verrugas perianais, sendo 23 (85,2%) do sexo masculino, com média de idade de 41,2 anos. Dos pacientes do sexo masculino, 14 (51,8%) referiam prática de sexo anal e 50% destes eram soropositivos para o HIV. O tempo de doença antes do diagnóstico foi de 3 meses. A HIS foi positiva para os tipos de baixo risco (6 e 11) em 20 pacientes (74,1%), negativa para os dois tipos em 04 (14,8%) e positiva para baixo e alto risco em 3 pacientes (11,1%). Nenhum dos pacientes apresentavam lesões malignas associadas ao HPV.
Conclusão(ões)
A HIS permitiu identificar vírus de baixo risco na maioria dos pacientes tratados cirurgicamente e a presença destas lesões em pacientes que praticam sexo anal, pode ser um indicativo de outras doenças infectocontagiosas, especialmente do HIV.
Área
Doenças malignas e pré-malignas dos cólons, reto e ânus
Categoria
Pesquisa básica
Autores
Isaura Knob, Maristela Gomes de Almeida, Clarissa Maria Gomes de Almeida, Fauze Camargo Maluf, Alexia Dias Fontes Rosa, Giovana Moreira Minchillo, Pedro Mazzilli Suplicy, Adriano Visconti Fachin