68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

DIAGNOSTICO PECULIAR DE NEOPLASIA DE COLON ESQUERDO

Objetivo(s)

O termo "benzoar" genericamente define toda e qualquer formação encontrada no trato digestivo formada, espontaneamente. Os tipos mais comuns são os fitobezoares contendo fibras ou sementes de vegetais e os tricobezoares, compostos de cabelos ou pêlos. Os benzoares adquiriram importância clínica por serem agentes causadores de várias patologias digestivas, incluindo obstruções, intussuscepções, sangramentos, perfurações, entre outras.O objetivo do presente artigo é apresentar um caso clínico de tricobezoar causando obstrução e impactação em neoplasia de cólon descendente e incluir o raro achado dentre as suspeitas diagnósticas de obstrução intestinal.

Descrição do caso

M. A. S. C, 53 anos, feminino, admitida em PS de referência da região em março de 2017 com queixa de alteração do hábito intestinal há 6 meses, associado a parada de eliminação de flatos e fezes há 6 dias, dor e distensão abdominal difusa, náuseas e vômitos. Ao exame físico paciente estável, com dor a palpação abdominal profunda de epigástrio e mesogástrio e sem irritação peritoneal. Ao toque retal presença de fezes em ampola. Paciente sem comorbidades, história prévia de distúrbios psiquiátricos e uma cirurgias abdominais prévias. Realizado RX de abdome agudo com distensão de alças de delgado optado por medidas clínicas, sem melhora indicado laparotomia exploradora. Ao inventário da cavidade observou-se ponto de obstrução de cólon descendente com dilatação colônica a montante associado a estrutura circular e cilíndrica em ângulo esplênico e perfuração intestinal próximo à área dessa tumoração. Realizada hemicolectomia esquerda e colostomia a Mikulicz. Durante abertura da peça cirúrgica foi observado um tricobenzoar no interior impactado sob um tumor estenosante de cólon descedente. Paciente reconstruiu o trânsito em 2019 segue em acompanhamento oncológico e psiquiatrico.

Discussão e Conclusão(ões)

Os tricobezoares ocorrem mais freqüentemente em mulheres abaixo dos 30 anos, a localização mais comum é no estômago, podendo se localizar em outras porções do tubo digestivo. A complicação mais frequente é a obstrução intestinal. Existe o relato da Síndrome de Rapunzel, onde o tricobezoar inicia-se no estômago e se estende até o cólon, com múltiplas complicações associadas ao quadro. Provavelmete, a peristalse gástrica ou intestinal cause alongamento da massa consistente de fios e esta movimenta-se à parede mesentérica do intestino, determinando assim, úlceras, perfurações e sangramentos. No caso acima a perfuração intestinal encontrada no intraoperatorio pode estar associada ao tricobezoar. Sempre que possível, os bezoares devem ser tratados de forma conservadora, e método de escolha é a endoscopia. O tratamento cirúrgico é reservado para o caso de formação volumosa ou complicações. O caso descrito tem como objetivo principal alertar sobre a presença e as possíveis complicações relacionadas ao tricobezoar visto a peculiaridade da apresentação.

Área

Miscelâneas

Autores

Marina Moraes Lopes Soares, Rafael Cypriani, Marcela Maria Silvino Craveiro, Luiz Henrique Cury Saad, Rogério Saad Hossne, Claudia Nishida Hasimoto, Daniel Mendes Shiroma, Fernando da Silva Zambonini