Dados do Trabalho
Título
TRANSPLANTE DE MICROBIOTA INTESTINAL NA INFECÇAO POR CLOSTRIDIUM DIFFICILE
Objetivo(s)
O transplante de microbiota intestinal tornou-se terapia para o tratamento da infecção refratária e recorrente por Clostridium difficile, porém seu uso em várias patologias está sendo avaliado. Nesse contexto, este trabalho avaliará a indicação dos primeiros casos de transplante de microbiota intestinal no serviço do Hospital Unimed de Caxias do Sul, RS.
Descrição do caso
Foram avaliados quatro casos retrospectivamente por meio da pesquisa em prontuários do serviço do Hospital Unimed de Caxias do Sul, RS. As principais variáveis utilizadas na pesquisa foram: infecção por Clostridium difficile, infecção por Citomegalovirus, resultado da coprocultura, uso de antibióticos e achados endoscópicos.
Discussão e Conclusão(ões)
Os casos relatados trazem à luz a discussão dessa complexa terapêutica e evidenciam que, após falha na antibioticoterapia e em pacientes adequadamente selecionados, a técnica do transplante de microbiota intestinal via colonoscopia pode reverter a sintomatologia da infecção por Clostridium difficile.
Área
Doenças Infecciosas
Categoria
Relatos de caso
Autores
Vittoria Dreher Longo, Thomás Cardoso Brum, Amanda Dal Ponte, Ricardo Algayer Vitiello, Marcos Antônio Dal Ponte, Eduardo Brambilla