68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

MIGRAÇAO TRANSLUMINAL DE GOSSIPIBOMA: RELATO DE CASO E REVISAO DA LITERATURA

Objetivo(s)

A retenção não intencional de um corpo estranho em uma cavidade após o término de uma cirurgia é uma complicação evitável e muitas vezes grave. Utilizamos o termo “gossipiboma” quando o objeto é feito de material têxtil. A migração transluminal é uma complicação rara de um gossipiboma, que acontece quando o objeto sofre um processo de migração da cavidade para o lúmen de uma víscera, como resultado de um processo inflamatório que acomete a parede do órgão. A seguir, apresentamos um caso de um paciente que necessitou de abordagem cirúrgica devido à migração transluminal de uma compressa através do estômago.

Descrição do caso

Paciente do sexo masculino, com 47 anos de idade, relatava que há 1 mês iniciou quadro de disfagia para alimentos sólidos associada a dor abdominal em região epigástrica de forte intensidade, além de anorexia, diarreia não sanguinolenta e perda ponderal. Referiu também que há 20 anos foi submetido a uma laparotomia após ferimento por arma branca em região de mesogástrio. Ao exame abdominal, apresentava dor difusa à palpação superficial e profunda, principalmente em epigástrio, sem sinais de irritação peritoneal. Uma tomografia de abdome revelou imagem heterogênea em hipocôndrio esquerdo contendo líquido, calcificações e formações gasosas, sugestiva de gossipiboma. Foi realizada endoscopia digestiva alta, que revelou um corpo estranho (compressa cirúrgica) no estômago, sofrendo um processo de transmigração em região de corpo, grande curvatura e parede posterior. Parte do objeto foi retirada endoscopicamente, sendo o paciente posteriormente encaminhado ao centro cirúrgico para laparotomia de urgência e retirada do restante do corpo estranho.

Discussão e Conclusão(ões)

Gossipiboma é o termo utilizado para descrever um objeto cirúrgico não absorvível composto de uma matriz têxtil deixado e retido no paciente não intencionalmente após o término de um procedimento cirúrgico, e é causa de grandes complicações tanto ao paciente quanto ao cirurgião devido às suas consequências médico-legais. Sua incidência é reportada entre 1/1000 e 1/1500 em pacientes submetidos a cirurgias abdominais, podendo chegar a 1/700 em laparotomias de emergência. Os principais fatores associados a um aumento significativo do risco de sua ocorrência são procedimentos de emergência, mudanças inesperadas no curso de uma cirurgia, e quanto maior for o IMC do paciente. A migração transluminal é uma complicação rara do gossipiboma, e decorre do processo inflamatório na parede do órgão afetado. Os locais nos quais este evento mais frequentemente ocorre são íleo, jejuno, duodeno e cólon. Até 2013, apenas 5 casos de migração transgrástrica haviam sido relatados na literatura médica. Atualmente, não existem métodos que previnam completamente a ocorrência do gossipiboma. Contudo, o reconhecimento precoce de potenciais fatores de riscos, uso de novas tecnologias, sistematização da contagem perioperatória e uma boa comunicação entre a equipe são medidas que podem efetivamente reduzir sua incidência.

Área

Miscelâneas

Autores

André Salles Soares de Camargo, Alexandre Venâncio de Sousa, Mario Pantaroto, André Pantaroto