Dados do Trabalho
Título
RESSECÇAO DE GRANDES POLIPOS COM INJEÇAO DE ADRENALINA: RELATO DE CASO
Objetivo(s)
Neste relato os autores descrevem a técnica para ressecção de um pólipo pediculado grande(2.0 cm) com injeção de adrenalina, reduzindo complicações pós-polipectomia.
Descrição do caso
MVS, 55 anos,feminino, com história familiar negativa para câncer colorretal, submetida à colonoscopia para rastreio. O preparo de cólon foi feito com manitol à 10% 500 ml + Bisacodil 10 mg.
Exame realizado até íleo terminal sob boas condições de preparo(OTTAWA 3). Visualizado em sigmóide(a 30 cm da borda anal) pólipo pediculado(Paris 0-Ip) de 2.0 cm. Realizado injeção de 02 ml de epinefrina (1: 10.000) na base, no pedículo e na cabeça do pólipo e prosseguido com ressecção com alça diatérmica, durante retirada do aparelho. A anatomia patológica evidenciou adenoma tubular com displasia de baixo grau com margens livres, sendo orientado repetir colonoscopia em 03 anos.
Discussão e Conclusão(ões)
Quanto maior o pólipo, maior o risco de perfuração ou sangramento. Para evitar essas complicações dispomos de algumas técnicas como: o uso do endoloop, o uso de endoclipe e a injeção de solução de adrenalina. A injeção de adrenalina diluída pode ser feita de 1: 10.000 a 1: 20.000, e deve ser aplicada no pedículo ou na base do pólipo antes da ressecção. Tem como objetivo promover uma vasoconstricção local, e um tamponamento momentâneo, diminuindo assim o sangramento pós-polipectomia. Fora isso, esta técnica pode reduzir o tamanho do pólipo, facilitando sua apreensão, retirada e tratamento.. Sabe-se portanto, que a ressecção de pólipos grandes é mais propensa à sangramentos, e de solução de adrenalina é de fácil acesso, tem baixo custo e pode facilitar a ressecção completa do pólipo reduzindo complicações.
Área
Métodos complementares diagnóstico e terapêutica
Categoria
Relatos de caso
Autores
Matheus Marques Pereira de Alencar, ANDREA COELHO DE AQUINO, BRUNA SOUZA DE ALMEIDA ESPÍNDOLA, JOISMAR SENTO-SÉ DUARTE, DARCY MURITIBA CARNEIRO JÚNIOR, LUIZA SENTO-SÉ CORDEIRO OLIVEIRA, JOSÉ ANTÔNIO GUIMARAES BANDEIRA