68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: IATROGENIA NO MANEJO DAS DIARREIAS AGUDAS PERSISTENTES

Objetivo(s)

Relatar um caso de iatrogenia no diagnóstico diferencial e manejo das diarreias agudas persistentes.

Descrição do caso

J.L.R, masculino, 64 anos, sem comorbidades. Veio à consulta relatando que há 3 semanas recebeu, em outro serviço, amoxicilina/clavulanato para tratamento de amigdalite, evoluindo com diarreia. Devido ao quadro buscou atendimento em UPA, onde foi verificada leucocitose discreta, sendo liberado com prescrição de ciprofloxacino e metronidazol. Após 4 dias voltou a apresentar diarreia, buscando atendimento no PS de um hospital de referência. Realizou USG abdominal, RX de tórax e novo hemograma, todos sem alterações, sendo orientado a suspender o uso dos antibióticos. Devido acentuação do quadro diarreico em 7 dias com tenesmo e cólicas abdominais intensas, retornou ao hospital. Por apresentar tosse inespecífica, recebeu prescrição de levofloxacino devido suposta pneumonia, embora não tenha sido auscultado (SIC). Após 1 dia da nova medicação buscou nosso serviço, relatando frequência evacuatória superior a 20x/dia, consistência 7 na escala de Bristol e presença de muco nas fezes. Referiu, desde o início do quadro até o momento da consulta, perda de 5kg. Ex. Físico: hipocorado +/4+, desidratado 2+/4+, ABD: RHA+ e aumentados, doloroso à palpação superficial e profunda de FIE. Testes de Blumberg e Rovsing negativos. Foram solicitados laboratoriais específicos incluindo toxina para CD e instituído tratamento empírico com metronidazol 400mg 8/8h. Em menos de 48h os sintomas regrediram e as fezes ficaram normais. Posteriormente recebemos resultado positivo no exame solicitado, confirmando a causa.

Discussão e Conclusão(ões)

Pouco se discute sobre os malefícios que a medicina pode causar a quem busca seu serviço. Atualmente, o erro médico configura a terceira causa de morte no mundo. É imprescindível, portanto, que os serviços de saúde discutam a problemática das iatrogenias, situações em que determinada intervenção médica, adequada ou não, traz consequências prejudiciais ao paciente. O caso relatado demonstra como os serviços e profissionais da saúde podem falhar em seu cuidado. Segundo o maior estudo multicêntrico acerca das diarreias nosocomiais, metade das admissões hospitalares de adultos na Inglaterra é em decorrência de diarreia. Destes, somente 35% são testados para infecção por CD. Temos a infecção por CD como causa mais comum encontrada na diarreia hospitalar, sendo os principais fatores de risco o uso de antibióticos e ser idoso, componentes que encontramos em nosso paciente. Em nenhum momento foi levantada a hipótese de infecção pela bactéria em questão, envolvendo o paciente em uma cascata de iatrogenias.
A falta de conhecimento sobre o manejo e diagnóstico diferencial das diarreias infecciosas por parte dos médicos não especialistas, bem como não considerá-la como um sintoma significativo, culmina em investigações desnecessárias, atraso no tratamento adequado e aumento da morbimortalidade do paciente.

Área

Ensino em Coloproctologia

Autores

Bárbara Tortato Piasecki, Carolina Machado, Clara Garcia Miranda, Wellington Sanchez Abdou, Bruno Lorenzo Scolaro, Matheus Copi Kimura, Olga Werlang Muniz, Eduardo Copi Kimura