Dados do Trabalho
Título
DIVERTICULITE DE COLON DIREITO: UMA ENTIDADE NOSOLOGICA DE APRESENTAÇAO CLINICA DESAFIADORA
Objetivo(s)
A prevalência da doença diverticular é de 5-45% na sociedade Ocidental e, geralmente, ocorre após os 50 anos estando localizada no sigmoide em 95% dos casos e, em aproximadamente 1,5% no cólon direito, a qual é mais comum no sexo masculino e não apresenta incidência aumentada com a idade, sendo por vezes difícil a distinção com neoplasia maligna. O objetivo é relatar caso de diverticulite de cólon direito simulando neoplasia
Descrição do caso
Paciente sexo feminino, 80 anos, internada devido a quadro de dor em fossa ilíaca direita, de início há cinco meses, tipo cólica, associada a inapetência e alteração do hábito intestinal com aumento da frequência evacuatória, sem relato de perda de peso ou hematoquezia. Ao exame físico da admissão, abdome doloroso em fossa ilíaca direita (FID), sem massas palpáveis.
Exames bioquímicos sem alterações (leucograma e PCR) e tomografia de abdome com evidência de lesão heterogênea em FID, comprometendo ceco e íleo terminal, associado a linfonodos regionais aumentados.
Evoluiu com melhora do desconforto abdominal, recebendo alta hospitalar para complementação diagnóstica via ambulatorial. Devido à suspeita de neoplasia de ceco, solicitado colonoscopia, que estudou até íleo terminal, sendo identificado em todos segmentos colônicos doença diverticular e tomografia de controle normal.
Discussão e Conclusão(ões)
Discussão: diverticulite de ceco causa dor no quadrante inferior direito do abdome em 99% dos pacientes e, no diagnóstico diferencial, pode ser confundida com apendicite aguda, doença inflamatória intestinal e câncer de ceco. Diverticulite complicada em cólon direito é incomum, e o tratamento de escolha para maioria dos casos é conservador. Portanto, o reconhecimento desta patologia é importante, já que se torna necessário excluir causas cirúrgicas da dor abdominal.
Conclusão: O tratamento conservador da diverticulite de cólon direito pode permitir a tentativa de melhor estudo do caso com propedêutica armada e exclusão de neoplasia.
Área
Doenças Intestinais funcionais e Doença Diverticular dos cólons
Categoria
Relatos de caso
Autores
Thais Yoko Ferreira Koga, Milena Braga Soares da Silva, Leandro Mariano da Silva, ISAAC JOSE FELIPPE CORREA NETTO, LAERCIO ROBLES, HUGO HENRIQUES WATTE, ALEXANDER SA ROLIM, ROGERIO FREITAS LINO SOUZA