Dados do Trabalho
Título
ASSOCIAÇÃO DA DOENÇA DE CROHN COM CRIPTOCOCOSE INTESTINAL - RELATO DE CASO
Objetivo(s)
Descrever uma rara associação entre a imunodeficiência na doença inflamatória intestinal com criptococose intestinal, uma infecção oportunista.
Descrição do caso
Paciente sexo masculino, 31 anos, apresenta quadro de diarreia crônica, perda ponderal acentuada (aproximadamente 20kgs) e tumoração em flanco direito há aproximadamente 1 ano. ultrassonografia em que foi verificado formação expansiva na região íleo-cecal sugestivo de carninomatose. O paciente foi submetido a laparotomia exploradora em que foi identificado grande tumor em cólon direito infiltrando o reto, cavidade com muitos gânglios de cadeia paraaórtica, foi realizada derivação íleo-tranverso latero-lateral em dois planos e biópsia de cólon que apresentou processo inflamatório crônico granulomatoso sugestivo de criptococose e sem sinais de neoplasia na amostra. Paciente evoluiu com fístula enterro-cutânea drenando secreção digestiva com trânsito livre. Ele foi admitido no em um hospital escola de doenças infectoparasitárias em grave estado geral, apresentando anemia severa, caquético, febril, com queixa de dor abdominal intensa, astenia generalizada e fístula drenando restos alimentares. Aos cuidados da infectologia iniciou ceftriaxone e metronidazol. Além disso, realizou colonoscopia que apresentou compatibilidade com doença de Crhon ativa e subestenose de colon direito e tomografia computadorizada de abdome que demonstrou lesões hipodensas nos segmentos V e VI do fígado, sugerindo processo infeccioso ou implantes, vesícula de conteúdo denso no interior e processo expansivo acometendo o ceco com espessamento parietal com densificação da gordura perientérica e adenomegalias retroperitoneais. Ainda nesse serviço fez uso de Anfotericina B em dias alternados e iniciou esquemas para controle da doença de Crohn com predinisona e metronidazol. Após estabilizado, foi transferido para um hospital universitário referência em doença inflamatória intestinal. Paciente sem sinais de gravidade, porém ainda desnutrido, quadro diarréico e com fístula funcionante. Foi indicado novo procedimento cirúrgico com ileocolectomia direita com ressecção da fístula enterocutânea, e mantida a anastomose íleo-transversa prévia. O histopatológico foi compatível com criptococose intestinal, íleo colite crônica ulcerativa associada.
Discussão e Conclusão(ões)
Síndromes de imunodeficiência são susceptíveis de infecções por cryptococcus neofformans (criptococose). A maioria dos pacientes tem envolvimento neurológico envolvido, por exemplo a meningite, e menos frequente de acometimento respiratório. O envolvimento gastrointestinal é raro, com poucos casos descritos na literatura.
CONCLUSÃO: O relato de caso mostra uma associação da doença inflamatória intestinal (Doença de Crohn) com a criptococose intestinal.
Área
Doenças Inflamatórias Intestinais
Categoria
Relatos de caso
Autores
Lucas Correia Lins, Manoel Álvaro de Freitas Lins Neto, Ana Beatriz de Souza Augustinho, Luís Henrique Alves Salvador Filho, Jason Costa Pereira Junior, Antônio Lopes Muritiba Neto