68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

METÁSTASE CERVICAL ISOLADA NO CÂNCER DE CÓLON

Objetivo(s)

O câncer colorretal (CCR) é o terceiro câncer mais comum no mundo. Cerca de metade de todos os pacientes com CCR desenvolvem metástases à distância. O CCR é espalhado através das vias linfática e hematológica e é bem conhecido por metastizar para o fíado e pulmões, entre outros locais relatados (cavidade abdominal, ovários, glândulas supra-renais, ossos e cérebro). Metástases atípicas de casos de CCR foram relatadas em pequenas séries de casos e relatos de casos. Este artigo apresenta um caso incomum de metástase cervical isolada de câncer de cólon. Tanto quanto sabemos, não há relato semelhante descrito na literatura.

Descrição do caso

Sete anos atrás, um paciente de 62 anos foi submetido a sigmoidectomia por causa de um tumor obstrutivo. A análise histopatológica mostrou adenocarcinoma mucinoso estágio III. O paciente foi encaminhado para tratamento adjuvante com FOLFOX. Nos últimos 3 anos, esse paciente apresentou duas recidivas locais, nenhuma das quais mostrou a presença de metástases sistêmicas. Em ambas as recidivas, o paciente foi submetido à ressecção de R0 e recebeu um regime de quimioterapia com FOLFIRI-bevacizumab. Cerca de 6 meses após a última operação, a paciente começou a reclamar de dor orofaríngea. O exame físico revelou um tumor na região cervical. A tomografia computadorizada cervical mostrou massa na região submandibular direita. O paciente foi submetido a uma cervicotomia exploratória e um tumor irressecável afetando a área IA bilateralmente e o IB à direita foi anotado. As análises histopatológicas e imunohistoquímica das lesões cervicais mostraram um adenocarcinoma mucinoso, semelhante ao carcinoma de cólon, com alta instabilidade de microssatélites. O paciente foi encaminhado para quimioterapia com pembrolizumab; no entanto, o paciente morreu cerca de 3 meses após o início da quimioterapia devido a complicações da doença.

Discussão e Conclusão(ões)

Este artigo relata um caso incomum de metástase cervical isolada de câncer de cólon, diagnosticada após a ocorrência de duas recidivas locais. Em todo o período de seguimento do paciente, nenhuma outra metástase sistêmica foi identificada. Para metástases de CCR cirurgicamente inoperáveis, a sobrevida global média de 5 anos é de aproximadamente 12% com quimioterapia sistêmica padrão mais terapia biológica. Os fatores que afetam a sobrevida incluem o status de desempenho do paciente, o grau de envolvimento metastático, a localização metastática e se as modalidades de terapia local podem ser incorporadas ao tratamento da doença metastática do paciente. Nosso artigo demonstra um caso raro de metástase de CCR. As metástases linfonodais isoladas são eventos raros para os linfonodos da região cervical; Até onde sabemos, nenhum caso semelhante foi descrito anteriormente. Apesar do interesse por ser um caso incomum e curioso, esses casos apresentam um mau prognóstico, tanto pela agressividade do tumor quanto pela dificuldade em realizar o diagnóstico.

Área

Doenças malignas e pré-malignas dos cólons, reto e ânus

Autores

PEDRO COSTA MOREIRA, LEONARDO MACIEL DA FONSECA, TIAGO GIAJ-LEVRA VANDALETI, MARINA PICOLO CRIVELARO, JUBERT J MAGALHAES LIMA