68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

TUMOR NEUROENDOCRINO DE RETO BEM DIFERENCIADO COM METASTASE HEPATICA: UMA POSSIBILIDADE

Objetivo(s)

Introdução: a incidência de tumor neuroendócrino do reto tem apresentado aumento nos últimos anos e a maioria é diagnosticado durante colonoscopia de rastreio, sendo geralmente pequenos e assintomáticos. O presente estudo, no entanto, descreve um caso sem fator de risco conhecido diagnosticado com metástase hepática.

Descrição do caso

Mulher de 46 anos submetida à colonoscopia de rastreamento com identificação de pólipo séssil em reto alto medindo 4 mm e realização de polipectomia com resultado anátomo-patológico (AP) de tumor carcinoide bem diferenciado de reto infiltrando a mucosa e imunohistoquímica com confirmação diagnóstica, mas com evidência de margens comprometidas e Ki67<1%. Após 6 meses, realizado nova colonoscopia com recidiva de lesão medidno 7mm de aspecto séssil e resultado de AP e imunohistoquimica de tumor neuroendócrino bem diferenciado, invadindo a submucosa, Ki67% positivo < 2% e margens cirúrgicas livres (T1a). Em exame de estadiamento, verificado nódulo hepático hipercaptante em segmento VII de 10 mm, sugestivo de acometimento secundário.

Discussão e Conclusão(ões)

Discussão: diverticulite de ceco causa dor no quadrante inferior direito do abdome em 99% dos pacientes e, no diagnóstico diferencial, pode ser confundida com apendicite aguda, doença inflamatória intestinal e câncer de ceco. Diverticulite complicada em cólon direito é incomum, e o tratamento de escolha para maioria dos casos é conservador. Portanto, o reconhecimento desta patologia é importante, já que se torna necessário excluir causas cirúrgicas da dor abdominal.
Conclusão: O tratamento conservador da diverticulite de cólon direito pode permitir a tentativa de melhor estudo do caso com propedêutica armada e exclusão de neoplasia.

Área

Doenças malignas e pré-malignas dos cólons, reto e ânus

Categoria

Relatos de caso

Autores

thais yoko ferreira koga, ISAAC JOSE FELIPPE CORREA NETTO, LAERCIO ROBLES, LEANDRO MARIANO DA SILVA, MILENA BRAGA SOARES DA SILVA, angelo cecchini, hugo henriques watte, alexander sa rolim