68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

CORRELAÇÃO ENTRE A PREVALÊNCIA DE POLIPOS COLORRETAIS EM PACIENTE SEM HISTORIA E COM HISTORIA FAMILIAR DE CÂNCER COLORRETAL

Objetivo(s)

Avaliar a prevalência de pólipos em pacientes assintomáticos submetidos a colonoscopia para rastreamento comparando os pacientes com história familiar de câncer colorretal com os sem história familiar.

Método

Estudo de corte transversal realizado em um grupo de indivíduos submetidos à colonoscopia entre janeiro 2015 e abril 2019. Os pacientes foram distribuídos em dois grupos: Grupo I (GI): sem história familiar de câncer colorretal e Grupo II (GII): com história familiar em parentes de primeiro grau. Avaliaram-se características demográficas, achados na colonoscopia, presença, localização e tipo histológico dos pólipos, comparando os dois grupos.

Resultados

Foram avaliados 142 pacientes, destes 52 (37%) do sexo masculino e 90 (63%) do sexo feminino. Em 120 (84%) colonoscopias, o cólon foi completamente visualizado e em 63% o preparo foi bom e ótimo. Foram incluídos 127 pacientes no GI e 15 no GII. Foram encontradas lesões polipóides em 32 pacientes (22,5%), sendo 31 (24%) no Grupo I e 1 (7%) no Grupo II, não havendo diferença estatística entre os grupos (p=0,19). A localização principal dos pólipos foi em cólon descendente (32%), seguida de reto (27%), sigmóide (25%), ascendente (7%), ceco (4,5%) e cólon transverso (4,5%). A distribuição dos pacientes com pólipos não foi similar em relação ao sexo, sendo evidenciado pólipos no Grupo I em 17 (21%) pacientes do sexo feminino vs. 14 (29%) masculino (p=0,29) e no Grupo II, presença de pólipo em apenas 1 paciente do sexo masculino (20%) e nenhum no sexo feminino (p=0,33). No GI, tiveram 43 pólipos, sendo 19 (44%) adenomatosos, 23 (53%) hiperplásicos, 01 (3%) serrilhado. No GII, teve 01 pólipo do tipo serrilhado. A prevalência de adenomas não foi similar em ambos os grupos.

Conclusão(ões)

Neste estudo inicial, não foi encontrada correlação entre a prevalência de pólipos e o histórico familiar de câncer colorretal.

Área

Métodos complementares diagnóstico e terapêutica

Autores

Bruno Barreto Figueiredo Soares, Maura Tarciany Coutinho Cajazeiras Oliveira, Graziela Olivia Silva Fernandes, Rosilma Gorete Lima Barreto, Marcelo Travassos Pinto, Nikolay Coelho Mota, Giordano Bruno Meireles Oliveira, João Batista Pinheiro Barreto