68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

PERFIL FUNCIONAL DOS PACIENTES SUBMETIDOS A HEMORROIDECTOMIA EM UM SERVIÇO DE COLOPROCTOLOGIA

Objetivo(s)

Avaliar pressões eletromanométricas em pacientes no pré-operatório de hemorroidectomia.

Método

Trata-se de um estudo retrospectivo com análise prospectiva dos dados englobando pacientes, com média de idade de 45,6 anos (mínima de 21 e máxima de 78) em pré-operatório de hemorroidectomia do ambulatório de coloproctologia do Hospital São Lucas de Cascavel entre janeiro de 2017 a março de 2019. Foram incluídos pacientes portadores de hemorroidas grau II refratarias ao tratamento clinico e grau III e IV com indicação cirúrgica. Os mesmos foram encaminhados para avaliação funcional através da eletromanometria anorretal. O exame foi realizado por dois coloproctologistas através de aparelho de perfusão de agua Alacer de oito canais, não foi realizado toque retal e nem preparo intestinal prévio. Os pacientes foram submetidos aos exames por um aparelho Alacer de 8 canais com perfusão continua de água. As variáveis analisadas foram: pressão de repouso e de contração (mmHg), idade e sexo.

Resultados

191 pacientes, sendo 59 homens (31%) e 132 mulheres (69%) com média de idade de 45,6 anos (variando de 21 a 78 anos), tinham realizado o exame como pré-operatório para hemorroidectomia. A média da pressão de repouso no pré-operatório geral foi de 59 mmHg (variando de 11 a 110,5), desses 18 (9,37%, sendo 13 mulheres) apresentavam pressão de repouso abaixo do limite inferior da normalidade (média de 32,90 mmHg). A média da pressão de repouso no pré-operatório no grupo das mulheres foi de 57,28 mmHg (variando de 31 a 110,5). A média da pressão de contração no grupo das mulheres foi de 153,5 mmHg (variando de 46,6 a 298,9), A média da pressão de repouso no pré-operatório no grupo dos homens foi de 59,03 mmHg (variando de 29,9 a 110,5). A média da pressão de contração no grupo dos homens foi de 161,6 mmHg (variando de 78,2 a 285,7). Foi aplicado o teste t student para comparar a pressão de repouso e de contração entre os grupos com achado de p estatisticamente significativo na pressão de repouso (p=0,0045) e também significativo na pressão de contração (p= 0,001).

Conclusão(ões)

Conclui-se que um percentual pequeno apresenta pressão de repouso abaixo do limite da normalidade e que tanto as pressões de repouso e contração no grupo dos homens no pré-operatório de hemorroidectomia é maior do que as pessoas no grupo das mulheres.

Área

Doenças Anorretais Benignas

Autores

Barbara Bazzano, Guilherme S Guzzi, Daniel T K S Almeida, Univaldo E Sagae, Gustavo Kurachi, Murilo Tomiyoshi, Doryane M R Lima