68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

PADRÕES DA INCIDÊNCIA DO CÂNCER COLORRETAL NO BRASIL DE 1990 A 2016

Objetivo(s)

Estudar a incidência do câncer colorretal na população brasileira com menos de 50 anos.

Método

Estudo ecológico de pacientes com menos de 50 anos diagnosticados com câncer retal invasivo e registrados pela Global Burden of Disease (GBD) no Brasil de 1990 a 2016. Na análise estatística, modelos de regressão linear foram utilizados para avaliar a tendência da incidência desta neoplasia no período estudado. Critérios de Inclusão: pacientes com idade entre 15 e 50 anos, inscritos no GBD com CID 10 C18-C22.9; D01.0-D01.3; D12-12.9 e D 37.3-D37.5. Foram excluídos os pacientes com idade superior a 50 anos. A tendência também foi estimada de acordo com as taxas padrão nacionais para cada local e faixa etária, com um nível de confiança de 95% usando o programa estatístico Data Analysis e Statistical Software for Professionals (Stata) versão 11.0®.

Resultados

Encontrados 215.160 pacientes que cumpriam os critérios de inclusão. Os resultados mostraram associação significativa entre CRC e grupos etários de 15 a 49 anos (p <0,01) em ambos os sexos, enquanto a tendência de associação aumentou com o aumento da idade. Além disso, houve um aumento significativo nas hospitalizações por câncer colorretal em todas as faixas etárias (14 a 49 anos) em ambos os sexos.

Conclusão(ões)

O câncer colorretal ainda é um dos mais prevalentes na população em geral, possuindo alta taxa de mortalidade se não diagnosticada nos estágios iniciais da doença. Neste estudo vemos a incidência desta neoplasia em idades inferiores a
50 anos, e uma tendência crescente para esta faixa etária. Este resultado chama a atenção para a falta de cuidado que estes grupos etários mais jovens recebem para a prevenção e rastreio para o câncer colorretal. Uma possível causa para este aumento da incidência deste em menores de 50 anos é o aumento da exposição a fatores nutricionais insatisfatórios, como aumento de carboidratos e gordura na adolescência. Assim, o presente estudo apontou para um aumento drástico nas taxas de internação hospitalar por câncer colorretal no período estudado, especialmente para a faixa etária de 45 a 49 anos. Há necessidade de mais estudos com maior amostragem mas o presente estudo aponta para a necessidade de triagem em faixa etária de 45 a 49 anos pois diagnósticos mais precoces poderiam ser feitos, já que é a idade em que a curva de diagnóstico cresce mais exponencialmente.


Área

Doenças malignas e pré-malignas dos cólons, reto e ânus

Autores

Marcella Conz Rodrigues, Sandra Di Felice Boratto, Flávia Balsamo, Sérgio Henrique Couto Horta, Diogo Fontes Santos, Débora Fontes Santos, Rodrigo Lavigne Gesteira Slaibi, Livia Akemi Ramos Takahashi