68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

Abcesso por perfuração retal após uso de enema aquoso

Objetivo(s)

Relatar a importância do conhecimento de tal complicação no uso de enema aquoso retrógrado , dado elevado uso terapêutico e em preparo de exames proctológicos.

Descrição do caso

Paciente sexo masculino , 51 anos , portador da doença de Chagas,fora admitido com quadro de dor e sangramento anal há 15 dias de admissão associada a febre e perda ponderal . Inicialmente realizada tomografia de abdome contrastada com achado inespecífico de espessamento parietal focal reto-vesical, sendo realizada colonoscopia: coto retal com atividade inflamatória intensa 16 cm de margem anal , sem outras alterações em exame. Iniciado tratamento com uso de salicilatos tratando de quadro de doença inflamatória intestinal, tratamento que não foi efetivo , sendo iniciada corticoterapia. Após introdução de corticoterapia apresentou melhora clínica parcial , evoluindo após com piora de quadro, presente tumefação glútea as 12 horas com sinais inflamatórios ,realizada ressonância de pelve com achado de grande área de perfuração na parede póstero-lateral de reto, com extravasamento de conteúdo fecaloide para o mesorreto e espaço pré-sacral, sendo realizada abordagem com drenagem de abcesso e confecção de colostomia protetora em alça. Paciente em pré-operatório relatou procedimento de esvaziamento por enema há cerca de dois meses. Em pós - operatório atual com melhora de quadro , programação de reconstrução de trânsito e tratamento de fístula anal.

Discussão e Conclusão(ões)

Procedimentos e terapêuticas colorretais são usados rotineiramente havendo-se segurança em afirmar que perfurações são complicações possíveis , principalmente naqueles pacientes com achados de maior vulnerabilidade a quadro , tais como quadro de doença diverticular complicada ou exacerbações de quadros de doença inflamatória intestinal. O diagnóstico do paciente fora postergado pois o mesmo não se recordara de procedimento realizado , assim como ocorre em numerosos pacientes a utilização de tal procedimento contando-se a utilização recorrente nos pacientes com quadro de constipação crônica , idosos institucionalizados e pacientes restritos a leitos. Exames de imagem em quadros agudos apresentam-se com maior exuberância de achados contudo em quadros como o citado acima onde a lesão apresentava-se de forma crônica e com uso de tratamento imunossupressor apresentaram-se pouco específicos a perfuração iatrogênica relatada, fazendo necessário exame de imagem de maior acurácia para seu diagnóstico. Optado então por tratamento de com confecção de colostomia protetora com drenagem pré-sacral dada localização de perfuração. Esse relato de caso por fim tem como objetivo acentuar a importância da orientação a realização de procedimento a realização e complicações possíveis.

Área

Doenças Anorretais Benignas

Autores

ALINE OLIVEIRA LIMA , FILIPE CAVALCANTE da COSTA BERNARDINO, NADJA NOBREGA DE QUEIROZ , VALÉRIA CARDOSO PINTO, VITOR VARJÃO CHIANG