68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

APLICAÇAO DE PROTESE DE DACRON EM ESTOMAS SUPERFICIAIS COMPLICADOS - TECNICA INEDITA E EXPERIENCIA INICIAL.

Objetivo(s)

Mostrar e divulgar uma técnica cirúrgica que utiliza um segmento de prótese vascular sintética de Dacron, suturada ao estoma rasante para se conseguir uma “extensão” artificial do mesmo, o que permite que o efluente intestinal seja conduzido para dentro das bolsas coletoras sem contato com a pele adjacente. Em todos os casos, a técnica foi utilizada pois não era possível refazer o estoma, seja por obesidade, seja pela dificuldade em mobilizar os segmentos intestinais.

Descrição do caso

A técnica é simples, pode ser realizada até mesmo no leito cirúrgico com anestesia local e consiste em anastomosar um segmento de aproximadamente 5 cm de prótese vascular aórtica de Dacron na borda do estoma. Esta sutura é realizada com fio absorvível monofilamentar, de maneira continua, sendo ancorada no inicio e na metade da sutura. Ao longo dos dias ocorre um processo cicatricial promovendo aderência da prótese ao estoma, não permitindo a saída de secreção para a pele periestomal. Com a técnica, a bolsa coletora fica adequadamente acoplada para receber o efluente. Até o momento já realizamos cinco procedimentos com resultados promissores, pois houve rápida cicatrização da pele periestomal. A prótese pode ficar por tempo indeterminado e, em caso de necessidade, ser trocada. Caso haja pequena deiscência a ressutura pode ser feita.

Discussão e Conclusão(ões)

Os estomas intestinais são confeccionados em vários procedimentos cirúrgicos do trato digestivo. Podem ser temporários ou definitivos, localizados no intestino delgado ou no cólon. As suas indicações variam desde estomas descompressivos, protetores de anastomoses, ou de forma definitiva como nos estomas terminais. A construção adequada de um estoma é vital para a qualidade de vida do paciente. Dentre as complicações dos estomas a retração e a dermatite periestomal são complexas e de difícil solução. Nesses casos, a dermatite em estomas rasantes à superfície da pele decorre do contato com o efluente alcalino e pode complicar com formação de úlceras extensas. Nessas situações é quase impraticável acoplar os dispositivos de coleta de fezes, mesmo os mais modernos. Observa-se sofrimento do paciente com dor local e necessidade de trocas frequentes de curativos para melhorar a pele.

Área

Cirurgia Minimamente Invasiva, Novas técnicas cirúrgicas / Avanços Tecnológicos em Cirurgia Colorretal e Pélvicas e Anorretais

Autores

José Joaquim Ribeiro da Rocha, Marley Ribeiro Feitosa, Tarcísio Júnior Bittencourt Macedo, Pedro Henrique Bauth, Larriane Barbieri Favero, Júlia Casemiro Barioni, Rogério Serafim Parra, Omar Féres