Dados do Trabalho
Título
TRATAMENTO COM CELULAS TRONCO MESENQUIMAIS DERIVADAS DO TECIDO AUTOLOGO NA INCONTINENCIA FECAL: SERIE DE CASOS
Objetivo(s)
Demonstrar a viabilidade e a facilidade da utilização de células tronco à fresco derivadas do tecido adiposo para tratamento de incontinência fecal em pacientes com defeitos esfincterianos após fistulectomia anal.
Descrição da técnica
Três pacientes com queixas de incontinência anal, após realizarem tratamento para fístulas anais complexas, receberam injeção de células tronco autólogas no esfíncter anal interno. As células tronco foram obtidas através do procedimento de lipoaspiração da região abdominal inferior e pubiana, passando pelo processo de filtragem e, em seguida, foram injetadas no esfíncter anal interno. Os pacientes foram submetidos à manometria anorretal antes e após o procedimento. O seguimento clínico foi feito ambulatorialmente com visitas entre o 7˚, 30 ˚ e o 120˚ dias de pós operatório.
Discussão e Conclusão(ões)
Todos os pacientes analisados relataram uma melhora na qualidade de vida e no escore de continência após o período avaliado. Existem poucos dados na literatura a respeito dessa nova modalidade de tratamento. Trata-se de um estudo inicial sobre a utilização de células tronco derivadas do tecido adiposo, com um número pequeno de casos, mas com resultados promissores na melhora da qualidade de vida dos pacientes. Dados na literatura evidenciam que as células tronco cultivadas apresentam vantagens e melhores resultados sobre as células tronco à fresco utilizadas na pesquisa, mas tem seu uso restrito devido ao alto custo de produção e a pouca disponibilidade.
Conclui-se que o emprego das células-tronco autólogas derivadas do tecido adiposo é um método viável e de fácil realização, seguro, sem morbidade associada e com resultados promissores como forma de tratamento da incontinência anal.
Área
Doenças do assoalho pélvico / Fisiologia Intestinal e Anorretocólica
Categoria
Pesquisa básica
Autores
Barbara Pereira Lara, Luciana Clivatti, Nathalia Manzano, Giovanna Josepetti, Valdomiro Garbugio Filho