68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

LINFOMA MIMETIZANDO DOENÇA DE CROHN EM PACIENTE JOVEM: RELATO DE CASO

Objetivo(s)

O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO REVISAR A LITERATURA E DESCREVER O CASO CLÍNICO DE UMA JOVEM COM DIAGNÓSTICO INICIAL E TRATAMENTO DE DOENÇA DE CROHN QUE APRESENTOU QUADRO DE SUBOCLUSÃO INTESTINAL SENDO ABORDADA CIRURGICAMENTE COM DIAGNÓSTICO FINAL POR ANATOMOPATOLÓGICO DE LINFOMA DE GRANDES CÉLULAS B.

Descrição do caso

PACIENTE DE 20 ANOS, SEXO FEMININO, APRESENTANDO HISTÓRIA DE  DOR ABDOMINAL MAL DEFINIDA COM MAIOR INTENSIDADE EM HEMIABDOME ESQUERDO HÁ 8 MESES ASSOCIADO A ALTERAÇÃO DO HÁBITO INTESTINAL COM DIARRÉIA INTERMITENTE E ANEMIA EM INVESTIGAÇÃO. A ULTRASSONOGRAFIA DEMONSTRAVA, ESPESSAMENTO DE DELGADO E FORMAÇÃO TUBULAR EM REGIÃO PÉLVICA A DIREITA SEM PERISTALSE DURANTE O EXAME E DOR A COMPRESSÃO A ESCLARECER. A COLONOSCOPIA NÃO MOSTROU ALTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS. REALIZADO AINDA ENTERORRESSONÂNCIA QUE DEMONSTROU ESPESSAMENTO SEGMENTAR DO ÍLEO TERMINAL COM PROVÁVEL ACOMETIMENTO DA VÁLVULA ILEOCECAL, SUGESTIVO DE DOENÇA DE CROHN EM ATIVIDADE. A PACIENTE INICIOU TRATAMENTO EM OUTRO SERVIÇO COM MESALAZINA E PREDNISONA SEM RESPOSTA, EVOLUINDO COM QUADRO DE SUBOCLUSÃO INTESTINAL. OPTADO POR LAPAROTOMIA EXPLORADORA CUJO ACHADO EVIDENCIOU LESÃO ENDURECIDA E EXPANSIVA EM JEJUNO A 20 CM DO ÂNGULO DE TREITZ COM LESÃO SINCRÔNICA A 160 CM DA VÁLVULA ILEOCECAL ADERIDO A BEXIGA E A PAREDE PÉLVICA COM PLANO DE CLIVAGEM. OPTADO POR RESSECÇÃO DAS LESÕES E REALIZAÇÃO DE ENTEROANASTOMOSE PRIMÁRIA TERMINO TERMINAL MANUAL. O ANATOMOPATOLÓGICO E A IMUNOISTOQUÍMICA EVIDENCIARAM LINFOMA DIFUSO DE GRANDES CÉLULAS B. A PACIENTE FOI ENCAMINHADA A QUIMIOTERAPIA COM REGRESSÃO TOTAL DA DOENÇA.

Discussão e Conclusão(ões)

AS DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS SÃO PATOLOGIAS QUE APRESENTAM UMA INFLAMAÇÃO CRÔNICA DA MUCOSA INTESTINAL. A DOENÇA DE CROHN É UMA DELAS E PODE ACOMETER TODO O TRATO GASTROINTESTINAL.
O DIAGNÓSTICO DESSAS DOENÇAS É COMPLEXO E BASEIA-SE NA ASSOCIAÇÃO DE HISTÓRIA CLÍNICA E LABORATORIAL, EXAMES DE IMAGENS, ENDOSCÓPICOS E HISTOPATOLÓGICOS.
NESTE CASO, UM LINFOMA DE DELGADO MIMETIZOU DOENÇA DE CROHN, APRESENTANDO SINTOMAS E ALTERAÇÕES EM EXAMES DE IMAGEM QUE LEVARAM AO DIAGNOSTICO INICIAL DA DOENÇA PORÉM COM RESULTADO HISTOPATOLÓGICO DIFERENTE.
ESSAS EVIDÊNCIAS DESPERTARAM O INTERESSE EM RELATAR ESTA CASO COM O OBJETIVO DE DEMONSTRAR A COMPLEXIDADE DO DIAGNÓSTICO DAS DOENÇAS INFLAMATÓRIAS INTESTINAIS E A IMPORTÂNCIA DE UM ESTUDO HISTOPATOPATOLÓGICO AMPLO PARA UMA MAIOR PRECISÃO DIAGNÓSTICA.

Área

Miscelâneas

Autores

Sthefânia Mendonça Frizol, Rafael Beze Souza, Rafael Luis Luporini, Marcel Arouca Domeniconi, Ana Carolina Chiorato Parra, Francisco Stefani Segato, Joao Vitor Vicentini