68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

TUBERCULOSE ATIVA EM PACIENTES COM DOENÇA INFLAMATORIA INTESTINAL SOB TERAPIA ANTI-TNF.

Objetivo(s)

A terapia anti-TNF mudou a história natural da doença de Crohn (DC) e retocolite ulcerativa (RCU) atingindo bons índices de remissão clínica e cicatrização de mucosa. O fator de necrose tumoral-α
contribui para a formação e manutenção do granuloma tuberculoso, portanto a terapia anti-TNF pode favorecer a reativação de tuberculose (TB) latente por influenciar neste importante mecanismo de controle infeccioso ou facilitar a primo infecção. O objetivo do trabalho é relatar a incidência e características clínicas de pacientes com doença inflamatória intestinal (DII) sob terapia anti-TNF que desenvolveram tuberculose ativa.

Método

Estudo retrospectivo descritivo que avaliou inicialmente 356 pacientes adultos com doença inflamatória intestinal sob terapia biológica entre janeiro de 2010 a 2019. Através de revisão de prontuários, selecionamos 11 pacientes que apresentaram tuberculose ativa neste grupo. Foram descritos aspectos clínicos, valor de PPD pré-terapia, profilaxia realizada, tempo entre inicio de terapia anti-TNF e desenvolvimento de tuberculose, localização da doença e tratamento realizado nos pacientes com tuberculose latente.

Resultados

A incidência de tuberculose ativa em pacientes com DII sob terapia biológica foi de 3.1%, 54.6% eram portadores de RCU e 45.4% portadores de DC, 54.5% fizeram utilização apenas de infliximabe, 9.1% apenas de adalimumabe e 36.4% infliximabe e adalimumabe em momentos distintos previamente à infecção. O tempo médio do inicio do biológico até ativação da tuberculose foi de 33 meses (2-84), 27% apresentaram PPD >10mm antes do biológico e fizeram profilaxia com isoniazida; 45,4% dos pacientes desenvolveram tuberculose extrapulmonar e 18,1% forma pulmonar miliar.

Conclusão(ões)

A tuberculose é uma doença com alta prevalência em nosso país e medicamentos anti-TNF aumentam o risco de reativação atípica de sua forma latente ou primo infecção.

Área

Doenças Inflamatórias Intestinais

Categoria

Estudo clínico não randomizado

Autores

Lucas Rodrigues Boarini, Carlos Walter Sobrado Jr, NATALIA SOUSA FREITAS QUEIROZ, CAROLINA BORTOLOZZO GRACIOLLI FACANALI, VIVIAN REGINA GUZELA, ALINE POZZEBON GONÇALVES, SERGIO CARLOS NAHAS, IVAN CECCONELLO