68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

RETOSSIGMOIDECTOMIA VIDEOLAPAROSCOPICA COM ANASTOMOSE COLOANAL RETARDADA PARA TUMORES DO RETO

Objetivo(s)

Neste vídeo demonstra-se a utilização da cirurgia videolaparoscópica, com retirada da peça via transanal, associada à preservação esfincteriana e realização de uma anastomose coloanal retardada, sem necessidade de derivação protetora, em um paciente com tumor do reto, submetido a neoadjuvância.

Descrição da técnica

Foi realizada retossigmoidectomia videolaparoscópica, com ligadura da artéria e veia mesentéricas inferiores e dissecção com excisão total do mesorreto até abaixo da reflexão peritoneal, além de liberação do ângulo esplênico do cólon. Por via transanal foi realizada preservação esfincteriana e do canal por cerca de 3cm, e dissecção do reto até o encontro da dissecção realizada via intraperitoneal. Foi realizada mobilização do cólon descendente e do ângulo esplênico e abaixamento do cólon por dentro do canal anal, cuja mucosa ficou preservada nos últimos 3 centímetros. Retirada da peça incluindo-se o tumor. O cólon permaneceu exteriorizado e fixado à pele do períneo. Após 7 a 10 dias, o cólon foi seccionado à altura da margem anal e foi então realizada a anastomose coloanal manual.

Discussão e Conclusão(ões)

A importância da radicalidade no tratamento cirúrgico para o câncer do reto vem sendo exaustivamente discutida desde a descrição da amputação abomino-perineal por Milles, e intensificada a partir da excisão total do mesorreto descrita por Heald. Porém, com o advento de novas tecnologias e da neoadjuvância, houve tendência a realização de cirurgias mais preservadoras, que resultam em melhor qualidade de vida dos pacientes. O paciente em questão tinha 42 anos, era jogador de futsal profissional, foi submetido a neoadjuvância e se beneficiou de uma cirurgia videolaparoscópica e sem estoma protetor.
A técnica descrita fornece um bom tratamento a pacientes com tumores do reto, de forma laparoscópica, com preservação esfincteriana e sem necessidade de estoma protetor.

Área

Cirurgia Minimamente Invasiva, Novas técnicas cirúrgicas / Avanços Tecnológicos em Cirurgia Colorretal e Pélvicas e Anorretais

Categoria

Pesquisa básica

Autores

FERNANDA BARBOSA BARAÚNA, IVAN FOLCHINI DE BARCELOS, PAULO GUSTAVO KOTZE, ERON FABIO MIRANDA, RENATO VISMARA ROPELATO, ROBERTA KRAUSE ROMERO