68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

CASO DE DIVERTICULITE COMPLICADA COM ACHADO DE CORPO ESTRANHO PLASTICO EM INTESTINO DELGADO

Objetivo(s)

O presente estudo relata achado de corpo estranho plástico em intestino delgado distal, cuja sintomatologia foi mascarada por complicação de diverticulite. O objetivo foi discutir a associação destas duas patologias e o desfecho clínico-cirúrgico do paciente relatado.

Descrição do caso

Paciente masculino, 57 anos, diagnosticado previamente com distúrbio psiquiátrico, foi levado ao PS devido queixa de dor em fossa ilíaca esquerda e em hipogástrio há 2 semanas, com piora há dois dias associado a parada de eliminação de fezes e febre de 38,2°C.
Ao exame físico apresentava-se em regular estado geral, desidratado e taquicárdico. Abdome com palpação dolorosa em FIE e em hipogástrio, apresentando defesa ao toque e descompressão brusca negativa e ausência de massas palpáveis.
Ao estudo radiológico (TC de abdome total) observou-se imagem sugestiva de corpo estranho em íleo distal sem dilatação a montante. Evidenciado dilatação e espessamento parietal da transição retossigmóide, apresentando conteúdo com atenuação líquida em seu interior e áreas com liquido livre em pelve, sem sinais de pneumoperitônio.
Indicada cirurgia devido piora clínica progressiva do paciente. No ato cirúrgico, evidenciou-se peritonite purulenta, região retossigmóide com diversos divertículos inflamados e corpo estranho plástico, localizado em região de íleo distal, em eminência de perfuração. Optou-se por realizar retossigmoidectomia, enterectomia com enteroanastomose, drenagem de cavidade e colostomia a Hartmann. Devido à gravidade do caso, o paciente evoluiu com complicações pós operatórias e foi a óbito.

Discussão e Conclusão(ões)

Discussão: O caso torna-se interessante pois observamos duas patologias intestinais em que os sintomas se sobrepõem, mas que não se interrelacionam. A diverticulite inicial pode ser tratada clinicamente, utilizando-se antibióticos e mudança de hábitos. Nos casos de diverticulite complicada, em que se desenvolvem abscessos, obstrução, fístulas ou processos hemorrágicos a cirurgia de ressecção está indicada. No paciente em questão, o objeto plástico ingerido estava impactado em região distal de delgado, em processo de perfuração de alça, o que poderia levar a complicações ainda mais graves e mais precoces.

Conclusão: A diverticulite aguda é uma doença frequente na população mundial, assim como casos de ingesta de corpo estranho em pacientes psiquiátricos. Entretanto, casos de diverticulite aguda concomitantemente com achado de corpo estranho em intestino delgado são raros. A associação entre pacientes com distúrbios psiquiátricos queixando-se de sintomas gastrointestinais e a ingesta de corpo estranho deve sempre ser feita. O diagnóstico através de exame de imagem tipo tomografia computadorizada é o ideal tanto para avaliação da presença do objeto, localização e avaliação de complicações, assim como para classificação da diverticulite aguda, avaliação e decisão quanto ao tipo de tratamento.

Área

Doenças Intestinais funcionais e Doença Diverticular dos cólons

Autores

Rafaela Vieira Beust, Caio Martins Furlanetto, Matheus Silva Coelho, Rayama Moreira Siqueira, Lucas Sena Leme, Daniel Castilho Silva, Danilo Toshio Kanno, Carlos Augusto Real Martinez