Dados do Trabalho
Título
LINITIS PLASTICA PRIMARIA DO COLON MIMETIZANDO DOENÇA INFLAMATORIA INTESTINAL
Objetivo(s)
Objetivo é relatar um caso de carcinoma indiferenciado do cólon, compatível com linitis plática primária do cólon avançada acomentedo todo cólon, delgado e mesentério, na qual a paciente apresentava todos os sintomas que mimetizavam doença inflamatória intestinal.
Descrição do caso
Mulher, 50 anos. Há um ano com dor abdominal, diarreia líquida, cerca de 10 episódios ao dia, sem sangue, muco e sem restos alimentares. Apresentava urgência evacuatória e tenesmo. Além disso, paciente referia perda de 05 quilos em 06 meses.
Realizado enteroressonância com alterações sugestivas de doença de Crohn (espessamento parietal concêntrico segmentar com hiperssinal em T2) e colonoscopia em outubro de 2018, com achados compatíveis com Doença de Crohn (estenose inflamatória em sigmoide distal, com mucosa friável e sangrante ao toque do aparelho, impedindo a progressão do mesmo, e presença de duas áreas de sub-estenoses inflamatórias em sigmoide salteadas com áreas de mucosa normal).
Realizado tratamento clínico sem sucesso, optou-se por laparotomia exploradora.
Achado intraoperatório de espessamento pancolônico, fibrose do intestino delgado e todo mesentério. O cólon encontrava-se endurecido e tubuliforme até sigmoide distal. Realizado colectomia subtotal.
Estudo anatomopatológico da peça cirúrgica evidenciou: carcinoma indiferenciado de todo o cólon. Estadiamento pT4apN0pM1c. Segue em cuidados da oncologia com quimioterapia paliativa.
Discussão e Conclusão(ões)
Linitis plástica é um carcinoma de infiltração difusa de qualquer víscera oca, em que o órgão se torna contraído e rígido. Histopatologicamente, este processo é semelhante a uma inflamação flegmonosa. Ocorre mais freqüentemente no estômago, representando menos 10% das neoplasia gástricas.
A linitis plastica do cólon é uma apresentação extremamente rara de câncer colorretal primário, estimado em menos de 0,1%. Geralmente quando há envolvimento colônico ele é secundário a um envolvimento gástrico primário. Essa entidade do câncer colorretal é caracterizada por um tumor infiltrado difuso com reação desmoplásica e de mau prognóstico. Embora a infiltração generalizada seja a principal característica da linitis plastica, o tumor que se estende a mais de dois segmentos do cólon é incomum.
No caso em questão não foi possível identificar se havia ou não retocolite ulcerativa prévia ao diagnóstico de neoplasia. Porém, a degeneração neoplásica pode ser secundária a uma doença inflamatória intestinal avançada e não tratada, o que não corresponde ao quadro da paciente. O resultado do estudo patológico combinado à evolução clinica no permite aventar a possibilidade de tratar-se de uma linite plástica primária.
A litite plástica do cólon é uma doença rara e de prognóstico reservado que pode ser primária ou consequência de processos inflamatórios crônicos do cólon
Área
Doenças malignas e pré-malignas dos cólons, reto e ânus
Categoria
Relatos de caso
Autores
Juliana Mamede Miranda, Mabel Cristhina Rodrigues da Silveira, Marley Ribeiro Feitosa, Rogerio Serafim Parra, Antonio Balestrim Filho, Caroline Caputo Savino de Azevedo, Omar Féres, José Joaquim Ribeiro da Rocha