68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO PERFIL DE CITOCINAS INFLAMATORIAS E DA ATIVIDADE FISICA EM PACIENTES COM DOENÇA DE CROHN TRATADOS COM INFLIXIMABE

Objetivo(s)

Os pacientes com doença de Crohn (DC) apresentam menor nível de atividade física (AF) e esse comportamento é, em parte, determinado pela atividade da doença. A terapia com infliximabe (IFX) pode induzir a remissão clínica e, portanto, favorecer o aumento da AF. Entretanto, os fatores preditivos de melhora da AF após remissão clínica na DC são elusivos. Portanto, nós visamos avaliar o perfil de citocinas inflamatórias e o possível incremento de AF em pacientes com DC tratados com IFX.

Método

Na coorte de 44 pacientes com DC que iniciaram o tratamento com IFX, 38 (86,4%) alcançaram a remissão clínica na 24ª semana de tratamento. Dados demográficos, clínicos (Índice de Harvey-Bradshaw), de qualidade de vida (questionário IBDQ – Inflammatory Bowel Disease Questionnaire), antropométricos (índice de massa magra e o índice massa gorda medidos por Bioimpedância), capacidade de exercício (Teste de Shuttle), força muscular (Handgrip), nível de AF (número de passos/dia [NP/dia] e Tempo Ativo medidos pelo Acelerômetro) e níveis séricos de citocinas (TNF-α [fator de necrose tumoral alfa], IL-6 [interleucina], IL-17 e IFN-ɣ [interferon gama]) foram avaliados nas semanas zero e 24, em pacientes com e sem melhora do nível de AF.

Resultados

Dados demográficos, clínicos, de qualidade de vida, antropométricos, de capacidade de exercício e de força muscular foram similares em pacientes com e sem melhora no nível de AF. Todos os pacientes que responderam ao IFX, na 24ª semana (n=38/86,4%), apresentaram diminuição significativa das citocinas avaliadas (IL-6, IL-17, TNF-α e IFN-ɣ). Já no grupo sem remissão ao IFX, observou-se aumento significativo das IL-6 e IL-17 nos pacientes com aumento do NP/dia, e elevação das IL-6, IL-17 e TNF-α nos pacientes que aumentaram seu tempo ativo, medidos pelo acelerômetro. Os pacientes não respondedores ao IFX, que não apresentaram melhora no NP/dia, tiveram aumento somente do TNF-α.

Conclusão(ões)

Em pacientes com DC ativa em remissão induzida pelo IFX houve diminuição do nível sérico das IL-6, IL-17, TNF-α e IFN-ɣ e melhora da AF.

Área

Doenças Inflamatórias Intestinais

Autores

Karine Andrade Oliveira ZANINI, Júlio Maria Fonseca Chebli, Carla ZANINI Malaguti, José Otávio do Amaral Corrêa, Fernando de Azevedo Lucca, Tarsila Campanha da Rocha Ribeiro, Liliana Andrade Chebli, Alexandre ZANINI Zanini