Dados do Trabalho
Título
RESSECÇAO UNDERWATER NA COLONOSCOPIA
Objetivo(s)
Apresentar casos de ressecção endoscópica underwater em três diferentes lesões, mostrando como essa técnica pode tornar a ressecção mais segura e com maior facilidade técnica devido. Além disso apresentaremos um vídeo de ultrassom endoscópico que mostra as alterações decorrentes da submersão da lesão em água, como afastamento da mucosa dos demais planos.
Descrição da técnica
São apresentados três casos nos quais a técnica underwater ou técnica subaquática de ressecção endoscópica foi utilizada.
Classicamente, a principal técnica utilizada para ressecção de lesões volumosas e/ou lesões planas, de localização difícil, é a mucosectomia convencional com injeção na submucosa para elevação da lesão. No entanto, a bolha formada pode ser um empecilho na apreensão fazendo com que a alça deslize sobre o alvo. Durante a técnica todo o ar deve ser aspirado do cólon e substituído por água. Nesse momento pode ser observado o distanciamento da lesão, no caso da mucosa, dos demais planos, como se a mesma estivesse flutuando. A seguir as lesões puderam ser laçadas e ressecadas com maior facilidade e segurança.
Discussão e Conclusão(ões)
Durante a imersão das lesões em água, uma avaliação feita por ecoendoscopia também mostrada no vídeo, evidencia o distanciamento da mucosa e submucosa da muscular, o que permite uma ressecção segura sem a necessidade de injeção tornando o procedimento mais rápido e seguro.
Área
Métodos complementares diagnóstico e terapêutica
Categoria
Pesquisa básica
Autores
Suyanne Thyerine da Silva Lopes, Gabriella Oliveira Lima, Henrique de Andrade Ferreira Pinto, Marcos Lanna Bicalho, Manuela Pereira Liger, Ilson Geraldo da Silva, Fábio Gontijo Rodrigues, Felipe Alves Retes