68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

TRATAMENTO DE ENDOMETRIOSE PROFUNDA COM RESSECÇÃO SEGMENTAR POR PLATAFORMA ROBÓTICA

Objetivo(s)

APRESENTAR UM CASO DE UMA PACIENTE DE 45 ANOS, COM HISTÓRIA DE ALTERAÇÃO DO HÁBITO INTESTINAL E AFILAMENTO DAS FEZES INICIADOS HÁ 06 MESES. REFERE DISPAREUNIA ASSOCIADO AO QUADRO. INICIOU INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA, APRESENTANDO COLONOSCOPIA COM ABAULAMENTO EXTRÍNSECO E RESSONÂNCIA DE ABDOME TOTAL QUE APRESENTAVA SINAIS DE ENDOMETRIOSE PROFUNDA EM RECESSO VESICOUTERINO, PARACERVICAL BILATERAL, RETO ALTO E EM SIGMOIDE. FOI PROGRAMADO O TRATAMENTO CIRÚRGICO A SER FEITO POR ASSISTÊNCIA ROBÓTICA.

Descrição da técnica

PACIENTE SUBMETIDO A TRATAMENTO CIRÚRGICO ATRAVÉS DA PLATAFORMA ROBÓTICA. INICIALMENTE REALIZADO DOCAGEM DOS BRAÇOS ROBÓTICOS. SEGUIU-SE AO PROCEDIMENTO CIRÚRGICO COM DISSECÇÃO DA FÁSCIA DE TOLD ESQUERDA E GOTEIRAS PARARRETAIS ESQUERDA E DIREITA COM A PINÇA ULTRACISION. HOUVE IDENTIFICAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO URETER ESQUERDO, PLEXO HIPOGÁSTRICO E VASOS GONADAIS. PARA RESSECÇÃO A NÍVEL DE RETO ALTO, HOUVE NECESSIDADE DE LIGADURA DOS VASOS RETAIS SUPERIORES. RESSECÇÃO SEGMENTAR REALIZADA COM GRAMPEADOR LAPAROSCÓPICO, PEÇA CIRÚRGICA RETIRADA POR INCISÃO DE PFANNEINSTIEL E ANASTOMOSE PRIMÁRIA FEITA COM GRAMPEADOR CIRCULAR.

Discussão e Conclusão(ões)

A ENDOMETRIOSE ESTÁ PRESENTE EM ATÉ 82% DAS MULHERES COM DOR PÉLVICA CRÔNICA. EM VIRTUDE DA FALTA DE ESPECIFICIDADE CLÍNICA, SEU DIAGNÓSTICO É UM DESAFIO. ELA É CONSIDERADA PROFUNDA QUANDO INFILTRA EM MAIS DE 5MM ABAIXO DA SUPERFÍCIE PERITONEAL. MAIS DE 90% DOS CASOS DE ENDOMETRIOSE PROFUNDA QUE ACOMETEM O TRATO DIGESTIVO, OCORREM NO RETO E SIGMOIDE, CONFORME ACOMETIMENTO DO CASO. O OBJETIVO NO TRATAMENTO É A RESSECÇÃO COMPLETA DAS LESÕES A FIM DE REDUZIR A RECIDIVA E A PERSISTÊNCIA/RETORNO DA SINTOMATOLOGIA. EM VIRTUDE DESSE ACOMETIMENTO DISTAL DO INTESTINO GROSSO, O ACESSO CIRÚRGICO SE TORNA UM DESAFIO RELATIVO PARA PRESERVAÇÃO DAS ESTRUTURAS ANATÔMICAS LOCAIS E A CIRURGIA ROBÓTICA AJUDA POSSIBILITANDO UM ACESSO CIRÚRGICO SEGURO, GARANTINDO ERGONOMIA DO CIRURGIÃO E OTIMIZANDO OS RESULTADOS DO TRATAMENTO OPERATÓRIO.

Área

Cirurgia Minimamente Invasiva, Novas técnicas cirúrgicas / Avanços Tecnológicos em Cirurgia Colorretal e Pélvicas e Anorretais

Autores

FERNANDO BRAY BERALDO, ITHALO RODRIGO MEDEIROS ARAUJO LIMA, REGINALDO GUEDES COLELHO LOPES, GUSTAVO ADERMAN SILVA BARISON, MARCOS VINICIUS PASSOS RODRIGUES SILVINO, RODRIGO CAVALCANTI DUARTE GALVAO, PAULA SEBA RAHE, VICTOR CHULUK SILVA SOARES