68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

SEGUIMENTO DE PACIENTES COM CANCER COLORRETAL ACIMA DE 5 ANOS - RESULTADO DE ESTUDO RETROSPECTIVO EM UMA CIDADE DO INTERIOR PAULISTA

Objetivo(s)

Avaliar o seguimento de pacientes com câncer colorretal a longo prazo e verificar se é viável, estatisticamente, seguir o paciente após 5 anos.

Método

Estudo retrospectivo através de análise de prontuários de pacientes avaliados no ambulatório de coloproctologia de uma cidade do interior paulista em 2018.

Resultados

Dos 56 pacientes avaliados no período, 7 tiveram recidiva tumoral (2 colônicas, 1 ovariana, 2 pélvicas e 2 pulmonares), representando uma taxa de recidiva de 12,5% dos pacientes estudados. Destes, 2 das recidivas surgiram após 5 anos de seguimento, correspondendo a 3,57% da população total estudada e 28,57% dos pacientes com recidiva do câncer colorretal. Uma das recidivas foi pulmonar e a outra colônica, ambas após 6 anos do sítio inicial e com proposta de abordagem cirúrgica curativa.

Conclusão(ões)

Levando-se em consideração os resultados obtidos em que a taxa de recidiva do câncer colorretal é maior que 1 a cada 10 pacientes, e que aproximadamente 3 em cada 10 casos destes surgirá após o tempo habitual de seguimento de 5 anos, sugere-se minimamente vigilância dos pacientes com história pregressa de câncer colorretal. Porém estudos multicêntricos e com um número maior de pacientes deve ser realizado para validação das estatísticas aqui apresentadas.

Área

Doenças malignas e pré-malignas dos cólons, reto e ânus

Autores

Pamela Cristina Bellaz do Amaral Campos Silva, Marcela Maria Silvino Craveiro, Luiz Henrique Cury Saad, Alexandre Bakonyi Neto, Carlos Alberto de Castro, Rogerio Saad Hossne, Walmar Kerche de Oliveira, Claudia Nishida Hasimoto