Dados do Trabalho
Título
REALIZAÇÃO DE SHAVING E HISTERECTOMIA TOTAL ROBÓTICA PARA TRATAMENTO DE ENDOMETRIOSE PROFUNDA PÉLVICA E INTESTINAL
Objetivo(s)
APRESENTAR UM CASO DE UMA PACIENTE DE 40 ANOS COM HISTÓRIA DE DOR PÉLVICA ACÍCLICA E DISMENORREIA INTENSA HÁ 10 MESES, COM NECESSIDADE DE IDA À URGÊNCIA PARA CONTROLE DE DOR. NEGA ALTERAÇÕES URINÁRIAS OU DO HÁBITO INTESTINAL E NÃO TEVE RELAÇÃO SEXUAL NO PERÍODO. APRESENTA HISTÓRICO DE DUAS CESARIANAS PRÉVIAS. INICIOU INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA, APRESENTANDO NA RESSONÂNCIA DE ABDOME TOTAL, LESÕES SUGESTIVAS DE ENDOMETRIOSE PROFUNDA EM REGIÃO RETROCERVICAL, INFILTRANDO TÓRUS UTERINO E ESTENDENDO-SE PARA LIGAMENTOS LARGOS, PROCESSO ADERENCIAL COM O RETO E FÓRNICE VAGINAL POSTERIOR, ALÉM DE ACOMETIMENTO DE PAREDE ANTERIOR DO RETO. FOI PROGRAMADO O TRATAMENTO CIRÚRGICO A SER FEITO POR ASSISTÊNCIA ROBÓTICA.
Descrição da técnica
PACIENTE SUBMETIDO A TRATAMENTO CIRÚRGICO ATRAVÉS DA PLATAFORMA ROBÓTICA. INICIALMENTE REALIZADO DOCAGEM DOS BRAÇOS ROBÓTICOS. SEGUIU-SE AO PROCEDIMENTO CIRÚRGICO COM DISSECÇÃO DA FÁSCIA DE TOLD ESQUERDA E GOTEIRAS PARARRETAIS ESQUERDA E DIREITA COM A PINÇA ULTRACISION. HOUVE IDENTIFICAÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS URETERES BILATERAIS, PLEXO HIPOGÁSTRICO E VASOS GONADAIS. DECIDIU-SE POR REALIZAÇÃO DE HISTERECTOMIA COM RETIRADA DAS LESÕES. APÓS DISSECÇÃO DAS ADERÊNCIAS RETOUTERINAS, A LESÃO APRESENTAVA CONDIÇÕES DE RESSECÇÃO POR SHAVING SENDO REALIZADO COM SUCESSO.
Discussão e Conclusão(ões)
A ENDOMETRIOSE AFETA 7 A 15% DA POPULAÇÃO FEMININA, SENDO A SEGUNDA AFECÇÃO GINECOLÓGICA BENIGNA MAIS COMUM. EM VIRTUDE DA FALTA DE ESPECIFICIDADE CLÍNICA, SEU DIAGNÓSTICO É TARDIO NA MAIORIA DAS VEZES. ELA É CONSIDERADA PROFUNDA QUANDO INFILTRA EM MAIS DE 5MM ABAIXO DA SUPERFÍCIE PERITONEAL DO ÓRGÃO. CERCA DE 35% DOS CASOS DE ENDOMETRIOSE PROFUNDA SE ENCONTRAM NOS LIGAMENTOS UTEROSSACROS E 11%, NA REFLEXÃO PERITONEAL. O OBJETIVO NO TRATAMENTO É A RESSECÇÃO COMPLETA DAS LESÕES, QUE PODEM SER FEITAS DE DIVERSAS TÉCNICAS. NESTE TRABALHO, APRESENTAMOS A RESSECÇÃO POR SHAVING INTESTINAL REALIZADA POR CIRURGIA ROBÓTICA, QUE POSSIBILITA A RETIRADA COMPLETA DA LESÃO COM REDUZIDO TRAUMA À PAREDE DO TRATO DIGESTIVO, O QUE FAVORECE A RECUPERAÇÃO E DIMINUI RISCOS DO PÓS OPERATÓRIO.
Área
Cirurgia Minimamente Invasiva, Novas técnicas cirúrgicas / Avanços Tecnológicos em Cirurgia Colorretal e Pélvicas e Anorretais
Categoria
Pesquisa básica
Autores
FERNANDO BRAY BERALDO, ITHALO RODRIGO MEDEIROS ARAUJO LIMA, reginaldo guedes coelho lopes, GUSTAVO ADERMAN SILVA BARISON, MARCOS VINICIUS RODRIGUES PASSOS SILVINO, RODRIGO CAVALCANTI DUARTE GALVAO, PAULA SEBA RAHE, AMANDA VILAS CALHEIROS