68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

PERCEPÇAO DE ESTUDANTES DE MEDICINA ACERCA DE UM SIMULADOR DE BAIXO CUSTO DO PROCEDIMENTO DE COLOSTOMIA EM ALÇA

Objetivo(s)

O procedimento de Colostomia em alça constitui uma medida fundamental no manejo de diversas doenças prevalentes e causadoras de elevado grau de morbimortalidade na população ocidental, como Neoplasias Colorretais. Trata-se da confecção de um canal entre o intestino e o meio externo para a retirada do bolo fecal, ocasionando limitações às atividades de vida diária sofridas pelo paciente. Nesse cenário, é indispensável um corpo de cirurgiões capazes de realizar essa conduta de maneira eficaz, diminuindo o tempo de presença da bolsa e risco de complicações a que o doente está sujeito. Infelizmente, simuladores para essa prática mostram-se caros e de difícil reprodução, dessa forma, esse trabalho a proposta de um modelo de baixo custo e fácil replicabilidade para o treino da Colostomia, e como ele foi avaliado por um grupo de estudantes de Medicina.

Método

O modelo é formado por duas partes. A primeira: uma representação de uma alça intestinal, composta por placas de espuma e feltro. A segunda mimetiza as camadas da parede abdominal, feitos de papel EVA e espuma, tudo dentro de um manequim. Em curso de Cirurgia, estudantes passaram por simulações de uma colostomia, após uma aula expositiva sobre o assunto, composta de duas fases: Diérese dos planos da parede abdominal e Fixação da alça à parede. Ao fim, os participantes respondiam um questionário na escala Likert, avaliando o modelo, indo de “discordo totalmente” até “concordo totalmente”.

Resultados

Com uma amostra de 51 estudantes, indo do segundo ao oitavo semestre do curso de medicina e na faixa etária de 18 a 36 anos, observou-se 56,9% possuía experiência prévia com o ensino da cirurgia.Dentro dos questionamentos, todos os alunos concordaram, total ou parcialmente, acerca do modelo ter uma correlação anatômica satisfatória, possibilitar a movimentação adequada para realizar a tarefa, propiciar visualização adequada e que pode ser reproduzido.Outras perguntas sobre a ergonomia e qualidade dos materiais também tiveram avaliações significativamente positivas, com apenas 2% dos avaliadores discordando parcialmente, e mais de 80,4% concordando totalmente. Mantendo o padrão de boa percepção, 92,2% da amostra concorda totalmente com a hipótese de que o simulador é adequado para o treino da prática da Colostomia, enquanto os outros 7,8% afirma, parcialmente, o mesmo. Encerrando com a inquirição de que o modelo, em geral, representa, fielmente, o procedimento real. 68,6% dos estudantes atesta totalmente que “sim”, enquanto os outros 27,5% confirma de maneira parcial, o restante discordou parcialmente ou se mostrou indiferente.

Conclusão(ões)

Observando a predominância de avaliações positivas, define-se um modelo promissor para o treinamento de Colostomia para acadêmicos,com ou sem contato prévio com a ciência cirúrgica, no contexto do baixo custo, reprodutibilidade e similaridade com o procedimento real. Entretanto, melhorias acerca da ergonomia e qualidade do material foram salientadas.

Área

Ensino em Coloproctologia

Autores

Rodrigo Teófilo Parente Prado, Heron Kairo Sabóia Sant'Anna Lima, Douglas Marques Ferreira de Lima, Afonso Nonato Goes Fernandes, Maria Stella Vasconcelos Sales Valente, Bárbara Bezerra Ricciardi, Francisco Julimar Correia de Menezes, Bárbara Matos de Carvalho Borges