68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

ARTERITE DE TAKAYASU: MANIFESTAÇAO EXTRA- INTESTINAL DA DOENÇA INFLAMATORIA INTESTINAL?

Objetivo(s)

Determinar a incidência da AT em pacientes portadores de DII, bem como descrever as características clínicas, os métodos diagnósticos, sua relação com a atividade da doença intestinal e as respostas de acordo com as intervenções terapêuticas, incluindo esteróides, imunomoduladores e anti-TNF.

Método

Este é um estudo observacional transversal que incluiu 6 pacientes com diagnóstico de DII associado a AT atendidos nos ambulatórios de DII da disciplina de coloproctologia e do ambulatório de vasculites da disciplina de reumatologia de um centro de referência terciário do estado de São Paulo.

Resultados

Num total 2.749 pacientes com DII (DC-1288:46,8% e RCU-1461:53,2%), em 6 (0,22%) foi confirmado AT, sendo em 5 associado a DC (0,39%-5/1288) e 1 a RCU (0,068% -1/1461). Três pacientes eram do sexo masculino e a idade média dos pacientes no momento do diagnóstico era 33 anos (18 a 63). Em 5 pacientes a AT ocorreu após o diagnóstico da DII, e 4 pacientes apresentavam outra manifestação extra intestinal associada. Cirurgia vascular foi necessária em 2 pacientes, e foram relacionadas a extensão e atividade inflamatória. O diagnóstico precoce, a utilização de corticóides, imunomoduladores e anti-TNF, e o acompanhamento multidisciplinar, foram decisivos para o controle clínico das patologias.

Conclusão(ões)

Observou-se que os casos refratários a terapia tradicional, responderam bem aos agentes anti-TNF. A apresentação destes 6 casos de portadores de DII e AT, e a relação temporal entre o aparecimento da DII e a AT, reforçam que a associação destas afecções não é simples coincidência, sugerindo que a AT deva ser considerada uma manifestação extra-intestinal.

Área

Doenças Inflamatórias Intestinais

Autores

Carolina Bortolozzo Graciolli Facanali, Carlos Walter Sobrado, Natalia Souza Freitas, Rosa Maria Rodrigues Pereira, José Luiz Amuratti, Edesio Vieira da Silva Filho, Sergio Carlos Nahas, Ivan Cecconello