68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

FOLICULITE QUEILOIDIANA: MANIFESTAÇAO EXTRA INTESTINAL DA DOENÇA DE CROHN

Objetivo(s)

Relatar o caso clínico de um adolescente com doença de crohn e manifestação extraintestinal de foliculite queloidiana. O paciente faz acompanhamento clínico no ambulatório de doença inflamatória intestinal em uma instituição de Curitiba,

Descrição do caso

Paciente C.F.O, sexo masculino, 19 anos, em tratamento no ambulatório de doenças inflamatórias intestinais do HUEC há 5 anos devido doença de crohn (desde os 11 anos), na ocasião realizou uma colectomia direita e íleo transverso anastomose. Assintomático até 3 anos atrás onde começou a apresentar dores abdominais do tipo cólicas associados com episódios de diarréia (3-4x por semana) sem outras alterações. Refere que no ano passado apresentou episódios esporádicos de enterorragia. Há 7 meses apresentou uma piora importante da dor abdominal e aparecimento de lesões pruriginosas em couro cabeludo, multifocais, com pústulas e algumas lesões hipertróficas de características inflamatórias. Foi então encaminhado ao ambulatório da dermatologia, onde foi dado diagnóstico de quadro compatível com foliculite queloidiana através de biópsias e celulite dissecante. Após introdução do adalimumabe paciente apresentou melhora dos quadros de dor abdominal, diarréia e das lesões do couro cabeludo. Paciente segue em acompanhamento no serviço de dermatologia e de doenças inflamatórias intestinais do HUEC.

Discussão e Conclusão(ões)

O paciente deste relato apresentou uma manifestação de pele que até o presente momento não possui uma relação bem estabelecida na literatura com a doença de Crohn. A foliculite queloidiana se apresenta como nódulos fibróticos e papulares localizados na região posterior do couro cabeludo e nuca. Elas podem evoluir para placas queloidianas e mais raramente para abscessos crônicos. Sua prevalência é pelo sexo masculino, de idade jovem e da raça negra.
Sua etiologia não está bem elucidada. Acredita-se haver relação com traumas e fricções locais, infecções pelo S.aureus e defeitos na imunidade mediada, processo auto-imune ou um sistema imune geneticamente determinado.
Ambas as patologias possuem em sua etiologia uma relação com uma alteração na resposta da imunidade celular. O paciente em estudo utilizou Adalimumab para tratamento da doença de Crohn e apresentou remissão dos sintomas gastrointestinais e melhora também na lesão do couro cabeludo. Um artigo publicado em 2010 pelo ARCHIVES OF DERMATOLOGY, apresentou um estudo relatando o caso de 3 pacientes com celulite dissecante refratário a tratamento de antibiótico e isotretinoína que utilizaram Adalimumab para o tratamento. Após 8 semanas de uso de Adalimumab esses pacientes apresentaram melhora da lesão, confirmando que os Anti-TNF é uma opção terapêutica.

Área

Doenças Inflamatórias Intestinais

Autores

Rodnei Bertazzi Sampietro, Rodrigo Eiji Nakagawa, Henrique Augusto Gaertner, Eduardo Endo, Odery Ramos Junior, Marcos Venicius Furlanetto, Amanda Rodrigues Galvão Sampietro, José Guerios