68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

UMA NOVA CLASSIFICAÇAO PARA A DOENÇA HEMORROIDARIA: COMO O ESTADIAMENTO BPRST PODE AUXILIAR NA TOMADA DE DECISOES

Objetivo(s)

O TRATAMENTO DA DOENÇA HEMORROIDÁRIA SE APRIMOROU AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS, COM DESENVOLVIMENTO DE NOVAS TÉCNICAS DE TRATAMENTO CIRÚRGICO E AMBULATORIAL. NO ENTANTO, A CLASSIFICAÇÃO VIGENTE PERMANECE INALTERADA, DESDE SUA PUBLICAÇÃO (EM 1980). O OBJETIVO DOS AUTORES É APRESENTAR A PROPOSTA DE UMA NOVA CLASSIFICAÇÃO PARA A DOENÇA HEMORROIDÁRIA, BEM COMO SEU USO NA PRÁTICA CLÍNICA.

Método

SERÃO APRESENTADAS AS JUSTIFICATIVAS QUE LEVARAM OS AUTORES À CRIAÇÃO DESTE MODELO (ESTADIAMENTO "BPRST" DA DOENÇA HEMORROIDÁRIA), BEM COMO EXEMPLOS DE CASOS ACOMPANHADOS PELO SERVIÇO.

Resultados

APRESENTAREMOS, TAMBÉM, RESULTADOS PARCIAIS DE UMA ANÁLISE RETROSPECTIVA DE 80 CASOS OPERADOS AO LONGO DOS ÚLTIMOS ANOS, ONDE ESTA CLASSIFICAÇÃO É COMPARADA COM A VIGENTE (GOLIGHER ET AL, 1980), NO QUE CONCERNE À CAPACIDADE DE INDICAR O TRATAMENTO ADEQUADO (CLÍNICO, PROCEDIMENTOS AMBULATORIAIS, E CIRURGIAS - COM OU SEM EXCISÃO DE ANODERMA).

Conclusão(ões)

A CLASSIFICAÇÃO BPRST É UM MODELO QUE ABRANGE A DOENÇA HEMORROIDÁRIA COMO UM TODO (INTERNA E EXTERNA), E QUE AVALIA MUITOS DOS SINTOMAS RELATADOS EM CONSULTAS AMBULATORIAIS. AINDA SÃO NECESSÁRIOS ESTUDOS PROSPECTIVOS PARA A SUA VALIDAÇÃO. NO ENTANTO, OS RESULTADOS ATUAIS (NO QUE DIZ RESPEITO À SUA PRATICIDADE PARA ORIENTAR TRATAMENTO) SÃO ANIMADORES.

Área

Doenças Anorretais Benignas

Autores

Carlos Walter Sobrado Jr, Carlos Almeida Obregon, Lucas Faraco Sobrado, Afonso Henrique Silva Sousa Jr, José Américo Bacchi Hora, Sérgio Carlos Nahas, Ivan Cecconello