68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

ENDOMETRIOSE INFILTRATIVA PROFUNDA COM ACOMETIMENTO INTESTINAL - EXPERIENCIA DE UMA EQUIPE COM 625 PACIENTES SUBMETIDOS A RESSECÇAO INTESTINAL

Objetivo(s)

Apresentar a experiência de uma equipe multidisciplinar de ginecologistas e cirurgiões no tratamento de Endometriose Infiltrativa Profunda com acometimento intestinal (reto, apêndice, íleo terminal e cólon direito) de 625 pacientes submetidos a cirurgia em hospital privado de referência da região nordeste em um período de 6 anos.

Método

Estudo retrospectivo com revisão de dados de prontuários de pacientes submetidos cirurgia de ressecção intestinal e focos de endometriose por equipe de referência entre os anos de 2013 e 2019 (compreendendo um período de 6 anos), armazenamento de dados em planilha referentes a idade, técnica cirúrgica utilizada, número de procedimentos associados, tamanho dos nódulos de endometriose, distância da borda anal e tempo de internação, seguida de análise estatística através do software GraphPad Prism.

Resultados

A média de idade das pacientes submetidas a cirurgia foi de 34,9 anos±5,9 anos (21–61 anos). A técnica cirúrgica mais usada foi a ressecção discoide em 303 pacientes (48,5%) seguida da retossigmoidectomia em 237 pacientes (37,9%), ressecção discoide dupla em 31 (5%), linear em 27 (4,3%), Shaving em 19 (3%) e segmentar em 12 (1,9%). Seis pacientes (0,96%) foram submetidas a uma combinação de mais de uma técnica. Além das técnicas convencionais, 186 pacientes (29%) foram submetidos a mais um procedimento cirúrgico, sendo a apendicectomia realizada em 145 pacientes (23,2%), tiflectomia em 18 (2,8%), colectomia direita em 12 (1,9%), ressecção de lesões diafragmáticas em 5 (0,8%), ileostomia em 3 (0,5%), ressecções com rafia primária em 3 (0,5%), reconstrução de parede abdominal em 2 (0,3%) e ressecção de endometrioma em esfíncter em 1 paciente (0,96%). A média de tamanho dos nódulos foi de 2,52cm ± 1,59cm (0,5-14,1cm) e distância média da borda anal foi de 9,15cm±4,8cm (5-111cm). O tempo médio de internação foi de 2 dias±1,46 dias (1-19 dias).

Conclusão(ões)

A endometriose profunda dos intestinos é uma doença complexa, envolvendo múltiplos órgãos e segmentos do trato digestivo. O acometimento intestinal por endometriose é uma comorbidade grave que acomete muitas pacientes em idade jovem, com importantes impactos na função reprodutiva e absenteísmo no trabalho. A experiência da equipe nas técnicas cirúrgicas para ressecção de focos de endometriose é de fundamental importância para o tratamento adequado destas pacientes. Em nossa experiência, a ressecção discoide segue como técnica mais comum. Número significativo de pacientes foram submetidas a outras técnicas devido à extensão da doença para outros locais, sendo o apêndice importante sítio de acometimento. Observamos importante variação no tamanho das lesões. Estes dados evidenciam a importância de equipe multi-disciplinar experiente no tratamento da Endometriose Infiltrativa Profunda, sendo fundamental para melhores resultados, com boa evolução pós-operatória e alta hospitalar precoce.

Área

Miscelâneas

Categoria

Pesquisa básica

Autores

Carlos Eduardo Lopes Soares, Wellyson Gonçalves Farias, Bruno Amaral Medeiros, Carlos Eduardo Fonteles de Queiroz, Matheus Torres Lima Araújo, Sidney Pearce Furtado, Jader Rosas Carvalho, Cinthia Queiroz Lima