68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

UTILIZAÇAO DE TECNOLOGIAS NO AUXILIO DO TRATAMENTO DO CANCER COLORRETAL SINCRONICO

Objetivo(s)

Demonstrar novas opções no tratamento com a utilização da tecnologia robótica em casos de cancer colorretal sincronicos

Descrição da técnica

O presente video refere-se ao caso da paciente de 81 anos com quadro de anemia e perda de peso. Submetida a colonoscopia que revelou lesão obstrutiva em colon direito- flexura hepatica e lesão em reto inferior distante 5 cm da borda anal com 13 mm de diâmetro, séssil com pequena ulceração central. Biópsias revelaram adenocarcinoma no colon direito e adenoma viloso com displasia moderada na biopsia retal. Submetida a investigação com ultra som endoanal que revelou suspeita de T1. Diante da idade, considerada ressecação local para o reto e colectomia direita e linfadenectomia ampliada D3.
O video evidencia posicionamento dos trocarteres para a utilização da ferramenta robótica modelo Xi - Intuitive Surgical ®. Apresentação da junção ileocecal, identificado a veia mesenterica inferior com a exposição da mesma e liberação e ligaduras dos vasos ileoceco-colicos na origem, seguida dissecação por sobre o plato pancreático após identificação do duodeno, realizada a identificação e ligadura do ramo direito da artéria cólica media e da veia comunicante com o tronco de Henle. Descolamento lateral do colon , preparação do mesentério do ileo terminal e colon transverso, utilizado o contraste verde de indocianina para evidenciar a vascularização do colon e ileo terminal guiando a transecçao da mesmas com grampeador robótico utilizando a tecnologia Smartclamp®. Confecção de anastomose intracorporea laterolateral isoperistaltica, remoção do espécime por via suprapubica.
Redocagem do robo para pelvis, colocação do dispositivo transanal Gelpoint path- Applied® colocado os braços do robô , realizada ressecção local da lesão do reto e sutura do defeito com a utilização da ferramenta robótica.

Discussão e Conclusão(ões)

Neste presente caso utilizamos a ferramenta rotina para executar dois procedimentos - colectomia direita permitindo a utilização da Indocianina, Firefly® para checar a vascularização e realização das anastomoses com raspador robótico que permite uma mobilidade e controle diferenciado ao cirurgiao. Com o mesmo material foi possível ressecar por via transanal lesma de reto inferior com completo controle de dissecação, hemostasia e sutura assegurando excelentes marrons de segurança. Demonstramos que esta ferramenta estará presente oferecendo diversas opções para a melhoria da segurança na execução dos procedimentos colorretais.

Área

Cirurgia Minimamente Invasiva, Novas técnicas cirúrgicas / Avanços Tecnológicos em Cirurgia Colorretal e Pélvicas e Anorretais

Autores

Armando G F Melani, Paulo Bertulucci, Mariamma Lima, Carolina Chacon