68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

INTUSSUSCEPÇAO INTESTINAL EM ADULTOS

Objetivo(s)

Descrição de caso de intussuscepção intestinal em adulto, identificando principais causas, incidências e fatores de risco. Enfatizando a relevância da investigação, diagnóstico e intervenção cirúrgica precoce, frequentemente necessária à resolução do quadro.

Descrição do caso

Neste relato o paciente do sexo masculino apresentou sintomas como dor abdominal difusa, constipação, vômito e perda ponderal há 30 dias. Ao ser atendido no HPS João Lúcio foi realizada a anamnese e o exame físico do paciente o qual indicou dor abdominal difusa a palpacao profunda, abdome globoso, flácido, distendido, sem sinais de irritação peritonial, ausência de massas palpáveis, sinais de Murphy, Giordano e Blumberg negativos. Em seguida foram requeridos os exames complementares e a radiografia simples o paciente apresentava o clássico sinal de empilhamento de moedas na região do mesogástrico indicando distinção de alças de delgado com padrão obstrutivo, já na tomografia computadorizada no ponto da obstrução identifica-se a imagem em alvo que significa a invaginação íleo-ileal. A partir dos exames de imagem os cirurgiões optaram por uma laparotomia exploradora, encontrando assim uma intussuscepcao intestinal ileo-ileal.

Discussão e Conclusão(ões)

. A intussuscepção intestinal apresenta-se de forma mais frequente em crianças de até 1 ano de idade e raramente ocorre em adultos, correspondendo 1% a 5% dos casos de obstrução. Segundo Teng Lu, MD. et al (2015) em 745 casos cirúrgicos de intussuscepção intestinal em adultos, a doença, em 52% dos casos, acomete o intestino delgado. Ainda nos adultos, a doença é geralmente secundária a uma causa orgânica, com causa identificável em 60% a 70% dos casos e manifestando-se frequentemente de forma subaguda ou crônica. As principais causas citadas são: divertículos de Meckel, linfomas, vasculites associadas a imunoglobulina A e pólipos intestinais (BECKMAN, G et al. (2015).
Ressalta-se que a tríade sintomática mais comum na intussuscepção intestinal é o quadro de dor abdominal aguda, vômitos e eliminação de muco com sangue pelo reto. A dor na fase aguda pode ser caracterizada como intermitente, com intervalos de até 20 min entre os picos. No quadro clínico em questão, além da dor aguda e vômitos pós alimentares, o paciente negava alteração do ritmo intestinal, do aspecto de evacuações e na eliminação de muco ou sangramento nas fezes, contrariando a apresentação clásica de eliminação retal de substância com aspecto de "geléia de morango", sobremaneira observada nos infantes.
Conclusão
A intussuscepção intestinal é uma patologia mas afeta a população pediátrica, ocorrendo em apenas 10%-15% dos casos após os 2 anos de idade. Por conta de sua rara incidência em adultos e ao quadro clínico menos exuberante e inespecífico, retardando o diagnóstico adequado; torna-se mister salientar a importância da continuidade da investigação dos quadros semioclusivos sem achados significativos ao exame físico.

Área

Miscelâneas

Autores

Júlio César Moura, Adriana Daumas, Alan Amanajas, Edgard Laulate, Aline Souza, Maria Helena Borges, PAULO MARTINS