Dados do Trabalho
Título
IMPACTO DA INCONTINÊNCIA FECAL E DOS DISTÚRBIOS DO ASSOALHO PÉLVICO NA QUALIDADE DE VIDA
Objetivo(s)
O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto na qualidade de vida de pacientes portadores de incontinência fecal, nos seus diferentes níveis de gravidade, e de distúrbios associados do assoalho pélvico, a partir de escalas quantitativas e qualitativas já validadas na literatura.
Método
Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo e transversal, no qual um total de 114 pacientes do sexo feminino, acompanhadas em um serviço de referência de fisiologia colorretoanal foram submetidas a avaliação clínica e aplicação dos questionários de Cleveland Clinic Incontinence Score (CCIS) e Pelvic Floor Bother Questionnaire (PFBQ). Histórico de cirurgias prévias, incontinência urinária associada e paridade foram incluídos na avaliação. Relacionou-se o grau de incontinência fecal e de desconforto do assoalho pélvico.
Resultados
Aplicamos o PFBQ em 60 das 114 pacientes incontinentes (52%). Dentre as 60 pacientes, 42 possuem incontinência urinária associada (70%). A porcentagem de pacientes com trauma perineal pós-parto obtida foi de 83. Apenas 10% das pacientes têm menos de 50 anos. Identificamos 28 pacientes com desconforto pélvico significativo (PFBQ total superior a 15 pontos), totalizando 46%. A faixa etária mais expressiva dentre as 28 pacientes é de 50 a 60 anos (39%). Correlacionamos os dados das pacientes que apresentaram piores Índices de Incontinência Fecal conforme aplicação do CCIS (incontinência moderada e grave), obtendo o resultado de 23 pacientes neste grupo (82%).
Conclusão(ões)
Os resultados obtidos permitem concluir que pacientes com piores graus de incontinência fecal possuem expressivo índice de desconforto no assoalho pélvico.
Área
Doenças do assoalho pélvico / Fisiologia Intestinal e Anorretocólica
Categoria
Pesquisa básica
Autores
Anelise Stachewski Russo, Rodrigo Ambar Pinto, Juliana Bezerra Farias, Isaac Jose Felipe Correa Neto, Renata Andreia Silva e Santos, Andressa Marmiroli Garisto, Ivan Cecconello, Sergio Carlos Nahas