68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

ASPECTOS CLINICOS, DIAGNOSTICO E EVOLUTIVOS DA RECORRENCIA DE POLIPOS INFLAMATORIOS E HIPERPLASICOS EM ILEOSTOMIA APOS RETOCOLECTOMIA TOTAL POR RETOCOLITE ULCERATIVA IDIOPATICA

Objetivo(s)

Os autores tem como objetivo relatar a ocorrência de múltiplos pólipos recorrentes em ileostomia pós retocolectomia total por retocolite ulcerativa idiopática.

Descrição do caso

Relata-se o quadro de doente, sexo feminino, 58 anos, portadora de polipose em ileostomia que apresenta sucessivas recorrências precoces e sintomáticas que necessitaram de tratamentos cirúrgicos periódicos. Os exames histopatológicos confirmaram a natureza das lesões. Terapias tópicas foram empregadas sem sucesso. Procurou-se ainda mudar os materiais de aparelhamento de ileostomia por possível efeito irritativo, também resposta adequada.

Discussão e Conclusão(ões)

Os pólipos inflamatórios normalmente ocorrem associados a condições inflamatórias do intestino grosso independente de sua especificidade. São lesões resultantes de uma reação epitelial inflamatória da mucosa intestinal na forma de tecido de granulação em regeneração. Resultam do edema e infiltrado celular inflamatório no cório,que desloca a mucosa para acima do nível da mucosa adjacente. Este, tem como diagnóstico diferencial o pólipo fibróide inflamatório, de etiologia indeterminada, caracterizado por células de natureza miofibroblástica, inflamatórias e vasos sanguíneos. Em ambos, sintomas como sangramento e obstrução podem ocorrer. Não apresentam risco de malignização, embora o último possa ser confundido com neoplasias mesenquimais. O tratamento consiste na sua ressecção, para alívio dos sintomas e confirmação diagnóstica.
Concluem a importância do diagnóstico com vista ao tratamento adequado e seu acompanhamento. Deve-se ainda, sempre, excluir outros diagnósticos diferenciais histológicos destes pólipos visando a terapia adequada ao prognóstico da doente.

Área

Miscelâneas

Categoria

Relatos de caso

Autores

Carolina Natali Martins, Tamires Robles, Eduardo Vidilli Alves Pereira, Silvio Augusto Ciquini