68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

EXENTERAÇAO PELVICA LAPAROSCOPICA )VLP) APOS FALHA DE WATCH AND WAIT COM TERAPIA NEOADJUVANTE TOTAL

Objetivo(s)

O objetivo deste vídeo é demonstrar um caso de resgate cirúrgico minimamente invasivo em paciente submetido à protocolo de preservação de órgão após neoadjuvância total com recrescimento de adenocarcinoma em reto distal.

Descrição da técnica

Paciente, 39 anos feminina, com diagnóstico de adenocarcinoma de reto baixo localmente avançado, submetida à neoadjuvância total FOLFOX e radioterapia de curso longo em serviço externo, evoluiu com suposta clínica completa. Após 8 meses apresentou recrescimento da lesão primária, sem evidência de doença sistêmica e reestadiada como T4N1M0, com tumor a 5 cm da borda anal, com invasão para o colo uterino e fórnice vaginal posterior, invasão vascular extramural positiva e fáscia mesorretal comprometida. Submetida à exenteração pélvica posterior VLP com anastomose coloanal manual e ileostomia de proteção. O anatomopatológico evidenciou adenocarcinoma moderadamente diferenciado ypT4ypN1 (1/45) com margens livres e invasão para parede posterior da vagina.

Discussão e Conclusão(ões)

O protocolo de preservação de órgão frente a resposta clínica completa para o adenocarcinoma do reto tem sido cada vez mais empregado , contudo até um terço dos pacientes podem apresentar recrescimento necessitando de resgate cirúrgico. O vídeo mostra a possibilidade do resgate cirurgico curativo, R0, multivisceral acrescentando as vantagens da cirurgia minimamente invasiva.

Área

Cirurgia Minimamente Invasiva, Novas técnicas cirúrgicas / Avanços Tecnológicos em Cirurgia Colorretal e Pélvicas e Anorretais

Autores

Guilherme Cutait de Castro Cotti, Rafael Vaz Pandini, Alexandre Pupo Nogueira, Fabricio Ferreira Coelho, Rodrigo José de Oliveira, Vagner Birk Jeismann