Dados do Trabalho
Título
FILA DE ESPERA PARA COLONOSCOPIAS - QUANTO TEMPO PODE ESPERAR QUEM ESTA AGUARDANDO A SUA VEZ?
Objetivo(s)
Descrever o perfil dos pacientes submetidos a colonoscopias em mutirões realizados em um Hospital Universitário e as alterações encontradas nos exames de pacientes que aguardavam na fila para o exame .
Método
Foram realizados dois mutirões de colonoscopias em Hospital Universitário com objetivo de reduzir a fila para realização do exame. Os prontuários dos 86 pacientes participantes dos mutirões foram revisados para determinar características dos pacientes e resultados dos exames.
Resultados
Dos 86 pacientes incluídos, 63% eram do sexo feminino. A média de idade dos pacientes foi de 60 anos, variando entre 21 e 87 anos. 21 pacientes foram submetidos a polipectomias durante o exame, sendo 70% destas lesões encontradas sendo adenomas. 1 dos pacientes apresentava neoplasia avançada ao diagnóstico.
Conclusão(ões)
Por ser um exame de alta complexidade e que demanda tempo, estrutura adequada e profissionais altamente qualificados, a colonoscopia tende a ser um exame com fila em hospitais do Sistema Único de Saúde. O tempo de espera dos pacientes para realização do exame é uma preocupação frequente, pois o tempo de espera pode fazer diferença entre encontrar lesões precoces e passíveis de tratamentos menos invasivos e o diagnóstico tardio de neoplasias.
Área
Métodos complementares diagnóstico e terapêutica
Categoria
Pesquisa básica
Autores
MARIANE CHRISTINA SAVIO, MARIA CRISTINA SARTOR, ANTONIO BALDIN JUNIOR, Vitor Cangussu Teixeira Campos, Norton Luiz Nóbrega, Guilherme Mattioli Nicollelli, Marssoni Deconto Rossoni, Polyanna Borges da Rocha