68º Congresso Brasileiro de Coloproctologia

Dados do Trabalho


Título

FILA DE ESPERA PARA COLONOSCOPIAS - QUANTO TEMPO PODE ESPERAR QUEM ESTA AGUARDANDO A SUA VEZ?

Objetivo(s)

Descrever o perfil dos pacientes submetidos a colonoscopias em mutirões realizados em um Hospital Universitário e as alterações encontradas nos exames de pacientes que aguardavam na fila para o exame .

Método

Foram realizados dois mutirões de colonoscopias em Hospital Universitário com objetivo de reduzir a fila para realização do exame. Os prontuários dos 86 pacientes participantes dos mutirões foram revisados para determinar características dos pacientes e resultados dos exames.

Resultados

Dos 86 pacientes incluídos, 63% eram do sexo feminino. A média de idade dos pacientes foi de 60 anos, variando entre 21 e 87 anos. 21 pacientes foram submetidos a polipectomias durante o exame, sendo 70% destas lesões encontradas sendo adenomas. 1 dos pacientes apresentava neoplasia avançada ao diagnóstico.

Conclusão(ões)

Por ser um exame de alta complexidade e que demanda tempo, estrutura adequada e profissionais altamente qualificados, a colonoscopia tende a ser um exame com fila em hospitais do Sistema Único de Saúde. O tempo de espera dos pacientes para realização do exame é uma preocupação frequente, pois o tempo de espera pode fazer diferença entre encontrar lesões precoces e passíveis de tratamentos menos invasivos e o diagnóstico tardio de neoplasias.

Área

Métodos complementares diagnóstico e terapêutica

Autores

MARIANE CHRISTINA SAVIO, MARIA CRISTINA SARTOR, ANTONIO BALDIN JUNIOR, Vitor Cangussu Teixeira Campos, Norton Luiz Nóbrega, Guilherme Mattioli Nicollelli, Marssoni Deconto Rossoni, Polyanna Borges da Rocha