Dados do Trabalho
Título
MANIFESTAÇOES CLINICAS RELACIONADAS A ENDOMETRIOSE EM PACIENTES DE UM SERVIÇO DE REFERENCIA DO ESTADO DO CEARA
Objetivo(s)
apresentar a prevalência dos principais sintomas relacionados à endometriose em uma casuística de pacientes submetidos a ressecção cirúrgica em serviço de ginecologia e coloproctologia em hospital de referência da região Nordeste entre janeiro de 2018 e julho de 2019.
Método
estudo retrospectivo com revisão de prontuários de 90 pacientes acompanhadas no serviço de ginecologia e coloproctologia submetidas à cirurgia de ressecção de focos de endometriose, elaboração de planilha e análise de dados através do software GraphPad Prism®.
Resultados
a amostra foi composta por 90 pacientes com média de idade ao diagnóstico de 34,3 anos ± 7,13 anos (20-54a). Dentre as manifestações clínicas, a dor pélvica e em baixo ventre foi o principal sintoma apresentado, ocorrendo em 75 pacientes (83%), a dispareunia foi o segundo principal, ocorrendo em 36 pacientes (40%), seguida de dismenorréia em 35 pacientes (39%), infertilidade foi relatada em 20 pacientes (22%), disquezia em 13 pacientes (14%), constipação em 12 pacientes (13%) e sangramento transvaginal em 10 (11%). Outras manifestações menos comuns foram tenesmo em 9 pacientes (10%), diarreia em 5 (6%), nódulo umbilical doloroso em 5 (6%), disúria em 2 (2%) e, por fim, menorragia e urgência miccional em 1%, respectivamente. Dor cíclica em ferida operatória de cesárea foi a queixa principal de 6 pacientes (7%).
Conclusão(ões)
a endometriose é uma patologia ginecológica crônica caracterizada pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina, sendo uma das principais causas de dor pélvica e infertilidade em mulheres em idade fértil. No estudo, a dismenorréia apresentou-se em 39% das pacientes e a dispareunia foi listado como segundo principal sintoma apresentado. A infertilidade no estudo também teve um percentual mais baixo que o da literatura, com cerca de 22% das pacientes acometidas. Os sintomas causados pela endometriose afetam as pacientes em várias aspectos: no trabalho, nas relações pessoais e na fecundidade, assim, esse trabalho apresenta as principais taxas de manifestações em pacientes com endometriose.
Área
Cirurgia Minimamente Invasiva, Novas técnicas cirúrgicas / Avanços Tecnológicos em Cirurgia Colorretal e Pélvicas e Anorretais
Categoria
Pesquisa básica
Autores
Kathiane Lustosa Augusto